2 Ao mesmo tempo preparou o Senhor um grande peixe, que engoliu a Jonas; e Jonas estava no ventre do peixe três dias e três noites.
2 E fez Jonas oração ao Senhor seu Deus lá do ventre do peixe.
3 E disse: Eu clamei ao Senhor no meio da minha tribulação e ele me escutou; clamei desde o ventre do inferno e tu escutaste a minha voz.
4 E tu me lançaste no profundo até o coração do mar e a corrente das águas me cercou; todos os teus pegos e todas as tuas ondas passaram por cima de mim.
5 E eu disse: Eu fui rejeitado de diante dos teus olhos; eu contudo verei ainda o teu santo templo.
6 As águas me cercaram até à alma; o abismo me encerrou em si, as ondas do mar me cobriram a cabeça.
7 Eu desci até as extremidades dos montes; os ferrolhos da terra me encerraram para sempre; tu contudo, Senhor Deus meu, preservarás a minha vida da corrupção.
8 Quando em mim se angustiava a minha alma, eu me lembrei do Senhor; para que a minha oração chegue a ti subindo até o teu santo templo.
9 Os que se entregam inutilmente às vaidades, deixam a misericórdia daquele que os teria livrado.
10 Eu porém te oferecerei sacrifícios com cânticos de louvor; eu cumprirei todos os votos que fiz ao Senhor pela minha salvação.
11 Então mandou o Senhor ao peixe; e o peixe vomitou a Jonas na praia.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.