54 Alegra-te, estéril, que não pares; entoa cânticos de louvor, e clama, tu que não parias; porque os filhos da desamparada são muitos mais do que os daquela que tem marido, diz o Senhor.
2 Alarga o sítio da tua tenda, e estende as peles dos teus pavilhões, não te poupes a nada; faze compridas as tuas cordas, e seguras as tuas estacas.
3 Porque tu te alegrarás para a direita, e para a esquerda; e a tua posteridade terá por herança as gentes, e povoará as cidades desertas.
4 Não temas, porque não serás confundida, nem envergonhada; porquanto não terás de que te afrontar, pois te esquecerás da confusão da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.
5 Porque dominará em ti o que te criou, o seu nome é Senhor dos exércitos; e o teu Redentor, o santo de Israel, será chamado o Deus de toda a terra.
6 Porque o Senhor te chamou, como a mulher desamparada, e de espírito angustiada, e como a mulher repudiada desde a mocidade, disse o teu Deus.
7 Por um momento num breve espaço te direi; mas eu te congregarei com grandes misericórdias.
8 No momento da minha indignação escondi de ti por um pouco a minha face, mas com sempiterna misericórdia me compadeci de ti; disse o Senhor teu Redentor.
9 Eu tenho por tão firme este pacto como o que fiz nos dias de Noé, a quem jurei que não derramaria dali por diante as águas de Noé sobre a terra; de tal sorte eu tenho jurado, que não me agastarei contigo, nem te repreenderei.
10 Porque os montes serão abalados, e os outeiros tremerão; porém a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz se não mudará; disse o Senhor compassivo de ti.
11 Pobrezinha combatida da tempestade, sem consolação alguma. eis aqui estou eu que porei por ordem as tuas pedras, e te fundarei sobre safiras,
12 E farei os teus baluartes de jaspe, as tuas portas de pedras lavradas, e todos os teus termos de pedras apetecíveis.
13 Que todos os teus filhos universalmente fiquem ensinados pelo Senhor; e que tenham uma abundância de paz os mencionados teus filhos.
14 E serás fundada em justiça. Põe-te longe da opressão, pois não temerás; e do pavor, porque não chegará a ti.
15 Eis-aí virá o morador, que não estava comigo; o que para ti noutro tempo era estrangeiro, ajuntar-se-á a ti.
16 eis aqui estou eu que criei o oficial que assopra as brasas no fogo, e que tira a ferramenta para a sua obra, e eu o que criei o matador para destruir.
17 Todo o instrumento, que tem sido fabricado contra ti, não terá préstimo; e tu julgarás em juízo toda a língua que resista contra ti. Esta é a herança dos servos do Senhor; e a justiça deles está em mim, diz o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.