O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 47

(Versículos e sumário)

  47 Desce, assenta-te no pó, virgem filha de Babilônia, assenta-te na terra; não há já trono para a filha dos caldeus, porque daqui em diante não serás chamada mimosa e delicada.

  2 Anda com a mó, e mói a farinha; mostra a tua torpeza, descobre o ombro, levanta o teu vestido, passa os rios.

  3 A tua ignomínia será descoberta, e ver-se-á o teu opróbrio. Tomarei vingança, e não haverá homem que me resista.

  4 Assim o fará o nosso Redentor, que tem por nome o Senhor dos exércitos, o santo de Israel.

  5 Senta-te ficando em silêncio, e entra nas trevas, ó filha dos caldeus! Porque não serás daqui em diante chamada a senhora dos reinos.

  6 Eu me agastei contra o meu povo, arrojei de mim como profana a minha herança, e entreguei-os na tua mão. Tu não usaste com eles de misericórdia; sobre o ancião fizeste muito pesado o teu jugo.

  7 E disseste: Eu serei senhora para sempre. Não puseste testas coisas sobre o teu coração, nem te lembraste do teu paradeiro.

  8 Agora pois ouve estas coisas tu, ó delicada, e que habitas confiadamente, que dizes dentro do teu coração: Eu sou, e fora de mim não há mais; não me assentarei viúva, nem tampouco experimentarei a esterilidade.

  9 Em um só dia virão subitamente sobre ti estes dois males, a esterilidade e a viuvez; todas estas desgraças vieram sobre ti por causa da multidão dos teus malefícios, e pela extrema dureza dos teus encantadores.

  10 E tiveste confiança na tua malícia, e disseste: Não há quem me veja. Esta tua sabedoria, e esta tua ciência é a que te seduziu. E disseste dentro no teu coração: Eu sou e fora de mim não há outra.

  11 Virá sobre ti o mal, e não saberás de onde ele nasce; e lançar-se-á com ímpeto sobre ti uma calamidade, que tu não poderás expiar; virá sobre ti repentinamente uma miséria, que tu não saberás.

  12 Deixa-te estar com os teus encantadores, e com a multidão dos teus malefícios, em que tens trabalhado desde a tua mocidade, para ver se acaso te aproveita isso alguma coisa, ou se podes ficar mais forte.

  13 Desfaleceste na multidão dos teus conselhos. Venham agora, e salvem-te os agoureiros do céu, que contemplavam os astros, e contavam os meses, para te anunciarem por eles as coisas futuras.

  14 Ei-los aí que se têm tornado como em palha, o fogo os devorou; eles não livrarão a sua alma da mão da chama. Não há brasas a que se aquentem, nem fogão, para que a ele se assentem.

  15 Assim te vieram nisto a parar todas e quaisquer daquelas coisas em que te tinhas afadigado; os teus negociantes desde a tua mocidade, cada um no seu caminho, erraram; não há quem te salve.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir