O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 48

(Versículos e sumário)

  48 Ouvi estas coisas, casa de Jacob, vós os que vos chamais do nome de Israel, e saístes das águas de Judá, que jurais em nome do Senhor, e vos lembrais do Deus de Israel não em verdade, nem em justiça.

  2 Porque eles tomaram o nome da cidade santa, e se firmaram sobre o Deus de Israel; o seu nome é o Senhor dos exércitos.

  3 Eu vos anunciei desde então as primeiras coisas, da minha boca é que saíram, e eu vo-las fiz ouvir; de repente as pus por obra; e elas com efeito aconteceram.

  4 Porque eu soube que tu és duro, e que a tua cerviz é um nervo de ferro, e a tua testa de bronze.

  5 Desde então eu tas predisse; antes que elas chegassem eu tas apontei, para que talvez não dissesses: Os meus ídolos é que fizeram estas coisas, e as minhas estátuas de escultura e de fundição mandaram isto.

  6 Vê todas estas coisas, que ouviste; acaso porém anunciaste-las vós? Desde então te fiz ouvir coisas novas, e tenho reservadas as que tu não sabes.

  7 Agora foram criadas, e não desde então; e antes do dia, e não nas tens ouvido, para que talvez não digas: Eis-aí está que já eu sabia isso.

  8 Tu nem as ouviste, nem as soubeste, nem desde então está aberto o teu ouvido; porque sei que prevaricando prevaricarás com grande excesso, e te chamei transgressor desde o ventre.

  9 Por amor do meu nome alongarei o meu furor; e enfrear-te-ei com o meu louvor, para que não pereças.

  10 eis aqui estou eu que te tenho acrisolado, mas não como a prata, tenho-te escolhido na fornalha da pobreza.

  11 Por amor de mim, por amor de mim o farei, para que eu não seja blasfemado; e não direi a outrem a minha glória.

  12 Ouve-me, Jacob, e tu, Israel, a quem eu chamo; eu sou o mesmo, eu o primeiro, e eu o último.

  13 A minha mão é também a que fundou a terra, e a minha destra a que mediu os céus; eu os chamarei, e eles se apresentarão todos juntos.

  14 Ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Qual deles anunciou estas coisas? O Senhor o amou, ele fará a sua vontade em Babilônia, e moverá o seu braço entre os caldeus.

  15 Eu, eu é que falei, e o chamei; eu o trouxe, e foi dirigido o seu caminho.

  16 Chegai-vos a mim, e ouvi isto; eu não falei desde o princípio às escondidas; já no tempo que decorreu antes que isto acontecesse, estava eu ali; e agora o Senhor Deus me enviou, e o seu Espírito.

  17 eis aqui o que diz o Senhor teu Remidor, o santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensino o que é útil, que te governo no caminho em que andas.

  18 Oxalá que tu tiveras atendido os meus mandamentos! A tua paz teria sido como um rio, e a tua justiça como os pegos do mar;

  19 E teria sido a tua posteridade como a areia do mar, e os filhos do teu ventre como o burgalhau das suas praias. Não houvera sido abolido, nem fora apagado o seu nome diante da minha face.

  20 Saí de Babilônia, fugi dos caldeus, anunciai com voz de exultação esta nova; fazei ouvir isto, e levai-o até às extremidades da terra. Dizei: O Senhor resgatou o seu servo Jacob.

  21 Não padeceram sede no deserto, quando o Senhor os tirava; ele lhes fez arrebentar água duma penha, e rompeu a penha, e correram as águas.

  22 Para os ímpios não há paz, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir