35 A terra deserta e sem caminho se alegrará, e a solidão exultará, e florescerá como a açucena.
2 Lançando germens, ela copiosamente brotará, e com intensa alegria e muitos louvores, de prazer saltará. A glória do Líbano lhe foi dada; a formosura do Carmelo, e de Saron, os seus mesmos habitantes verão a glória do Senhor, e a magnificência do nosso Deus.
3 Confortai as mãos fracas, e corroborai os joelhos débeis.
4 Dizei aos pusilânimes: Tomai ânimo, e não temais; eis-aí trará o vosso Deus a vingança da retribuição; o mesmo Deus virá, e ele vos salvará.
5 Então se abrirão os olhos dos cegos, e desimpedirão os ouvidos dos surdos.
6 Então saltará o coxo como o cervo, e desatar-se-á a língua dos mudos; porque da terra arrebentarão mananciais de águas no deserto, e torrentes na solidão.
7 E a terra que estava seca se tornará em tanque, e a que ardia de sede, em fontes de águas. Nas cavernas em que dantes habitavam os dragões, nascerá a verdura da cana e do junco.
8 E haverá ali uma vereda e um caminho, que se chamará o caminho santo, não passará por ele o impuro, e este será para vós um caminho direito, de sorte que por ele andem os loucos sem se perderem.
9 Não se achará aí o leão, e a má besta não subirá por ele, nem se achará ali; e pelo mesmo andarão os que forem salvos.
10 E os remidos pelo Senhor voltarão, e virão a Sião cantando os seus louvores; e uma alegria sempiterna fará assento sobre a sua cabeça; possuirão gozo e alegria, e deles fugirá a dor e o gemido.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.