O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 23

(Versículos e sumário)

  23 Peso de Tiro. Uivai, naus do mar; porque devastada foi a casa de onde tinham por costume vir; da terra de Cethim lhes foi isto revelado.

  2 Calai-vos os que habitais na ilha; os negociantes de Sidônia, passando o mar, te encheram.

  3 A sementeira que cresce pelas muitas águas do Nilo, a messe produção deste rio eram frutos dela; e assim se veio a fazer uma escala franca das nações.

  4 Envergonha-te, Sidônia; porque isto diz o mar; a fortaleza do mar está dizendo: Não estive de parto, nem pari, nem criei mancebos, nem eduquei donzelas até a idade adulta.

  5 Quando se ouvir esta notícia no Egito doer-se-ão os homens logo que ouvirem publicar de Tiro.

  6 Atravessai os mares, uivai os que habitais na ilha.

  7 Porventura não é esta aquela vossa cidade, que desde os primeiros dias se gloriava da sua antiguidade? Levá-la-ão os seus pés para longe andarem peregrinando.

  8 Quem formou este desígnio sobre Tiro, noutro tempo coroada, cujos comerciantes eram príncipes, seus negociantes os ínclitos da terra?

  9 O Senhor dos .exércitos formou este desígnio para derribar a soberba de toda a glória e para reduzir a ignomínia todos os ínclitos da terra.

  10 Sai da tua terra como um rio, filha do mar, já daqui por diante não tens cinto.

  11 O Senhor estendeu a sua mão sobre o mar, ele abalou os reinos, o Senhor deu as suas ordens contra Canaan para esmigalhar os seus valentes,

  12 E disse: Não continuarás a te gloriar daqui por diante, sofrendo violência, virgem filha de Sidônia; levantando-te, passa-te por mar a Cethim, aí também não terás descanso.

  13 Eis-aí está que não houve povo tal como a terra dos caldeus. Assur a fundou; levaram para o cativeiro os seus robustos, derrubaram as suas casas, deixaram-na posta em ruína.

  14 Uivai, naus do mar, porque devastada foi a vossa fortaleza.

  15 E acontecerá isto naquele dia: Ficarás em esquecimento, ó Tiro, setenta anos   como os dias de um rei; mas depois dos tais setenta anos será Tiro como o cântico de uma meretriz.

  16 Toma a cítara, corre em torno da cidade, meretriz entregue ao esquecimento; canta bem, repete a ária, para que haja memória de ti.

  17 E acontecerá isto depois dos setenta anos: Visitará o Senhor a Tiro e reduzi-la-á às suas ganâncias; e comerciará de novo com todos os reinos da terra sobre a face da terra.

  18 E serão as suas negociações e as suas ganâncias consagradas ao Senhor; não serão guardadas, nem entesouradas; porque a sua negociação será para aqueles que habitarem diante do Senhor, para que comam até se saciarem e se vistam até à velhice.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir