O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

  24 Eis-aí dissipará o Senhor a terra e a porá nua e afligirá a sua face e espalhará os seus habitadores.

  2 E assim como for o povo, assim será o sacerdote; e como o criado, assim o seu amo; como a serva, assim a sua senhora; como o que compra, assim é aquele que vende; como o que dá juro, assim o que toma emprestado; como o que torna a pedir a dívida, como o que deve.

  3 A terra com total estrago será desolada e pela rapina saqueada. Porquanto o Senhor proferiu esta palavra.

  4 Chorou, e descaiu a terra e ficou desfalecida; descaiu o orbe, ficou desfalecida a altura do povo da terra.

  5 E ficou a terra infeccionada pelos seus habitadores; porque transgrediram as leis, mudaram o direito, romperam a aliança sempiterna.

  6 Por esta causa a maldição devorará a terra e pecarão os habitadores dela; e por isso enfatuar-se-ão os seus cultores e serão deixados poucos homens.

  7 Chorou a vindima, enfraqueceu a vide, gemeram todos os que se alegravam de coração.

  8 Cessou o regozijo dos tambores, acabou a algazarra dos que estavam em alegria, calou-se a doçura da cítara.

  9 Não beberão vinho cantando árias; a bebida será amarga para os que a beberem.

  10 A cidade da vaidade está demolida, fechadas se acham todas as suas casas, não entrando nelas pessoa alguma.

  11 Nas ruas haverá clamor sobre o vinho. Toda a alegria ficou abandonada; desterrou-se o prazer da terra.

  12 Ficou dentro na cidade uma solidão, e a calamidade oprimirá as suas portas.

  13 Porque estas coisas verificar-se-ão no meio da terra, no meio dos povos; como se algumas poucas de azeitonas, que ficaram, se sacudirem da oliveira, e algum par de cachos do rabisco, depois de acabada a vindima.

  14 Estes levantarão a sua voz, e cantarão louvores, darão rinchos desde o mar, quando o Senhor for glorificado.

  15 Por esta causa com as verdadeiras máximas da doutrina glorificai ao Senhor; nas ilhas do mar ao nome do Senhor Deus de Israel.

  16 Desde as extremidades da terra nós ouvimos os louvores à glória do justo. E eu disse: O meu segredo para mim, o meu segredo para mim, ai de mim! Os prevaricadores têm prevaricado e com prevaricação de transgressores prevaricaram.

  17 Para ti, que és habitador da terra, está aparelhado o susto e a cova e o laço.

  18 E acontecerá; que o que fugir da voz do susto cairá na cova; e o que se desembaraçou da cova ficará preso no laço; porque as cataratas lá das alturas foram abertas e serão abalados os fundamentos da terra.

  19 Com a ruptura de suas partes será a terra feita em pedaços, com o choque delas será a terra esmigalhada, com o seu a balo será a mesma terra desconjuntada,

  20 Pelo balanço será agitada a terra como um embriagado, e será tirada como a tenda duma noite; e carregará sobre ela a sua iniquidade, e cairá, e não tornará a levantar-se.

  21 E acontecerá; que naquele dia virá o Senhor com a sua visita sobre a milícia do céu lá no alto, e sobre os reis da terra que estão sobre a terra.

  22 E serão atados todos juntos num feixe para serem lançados no lago e ficarão ali encerrados no cárcere; e depois de muitos dias serão visitados.

  23 E a lua se envergonhará e se confundirá o sol quando reinar o Senhor dos exércitos no monte Sião em Jerusalém è for glorificado na presença dos seus anciãos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir