49 Ora Jacob chamou a seus filhos, e lhes disse: Ajuntai-vos, para que, eu vos anuncie o que tem de vos acontecer nos últimos dias.
2 Vinde todos juntos, e ouvi, ó filhos de Jacob, ouvi a Israel vosso pai.
3 Ruben, meu primogênito, tu eras a minha força, e a principal causa da minha dor, o primeiro nos dons, o maior no império.
4 Derramaste-te como a água; não cresças, porque subiste ao leito de teu pai, e manchaste a sua cama.
5 Simeão e Levi, irmãos, instrumentos duma carniçaria cheia de injustiça.
6 Não permitia Deus, que nos seus conselhos intervenha a minha alma, e que a minha glória entre nos seus conluios, porque na sua sanha mataram aquele homem, e conforme a sua vontade arrombaram um muro.
7 Maldito o seu furor, porque é obstinado; e maldita a sua ira, porque é inflexível; eu os dividirei em Jacob, e os espalharei em Israel.
8 Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão subjugará as cervizes de teus inimigos; os filhos de teu pai te adorarão.
9 Judá é como um cachorro de leão; subsiste, meu filho, à preza; deitaste-te para descansar como o leão, e como a leoa; quem se atreverá a despertá-lo?
10 Não se tirará o cetro de Judá, nem general que proceda da sua coxa, menos que não venha aquele, que deve ser enviado. E ELE SERÁ A EXPECTAÇÃO DAS GENTES.
11 Atando à vinha o seu jumentinho, e à videira, ó meu filho, atará a sua jumenta. Lavará a sua túnica no vinho, e a sua capa no sangue da uva.
12 Os seus olhos são mais formosos do que o vinho, e os seus dentes mais brancos do que o leite.
13 Zabulon habitará na praia do mar, e no ancoradouro dos navios, estendendo-se até Sidônia.
14 Issacar, asno forte, está deitado entre os seus limites.
15 E viu que o descanso era bom, e que a terra era excelente; e sujeitou seu ombro aos cargos, e se fez sujeito aos tributos.
16 Dan julgará o seu povo, bem como qualquer das outras tribos d’Israel.
17 Venha a ser Dan como uma cobra no caminho, como uma ceraste n na vereda, que morde as unhas do cavalo, para que caia para trás o seu cavaleiro.
18 A tua salvação esperarei, ó Senhor.
19 Gad, exército armado, pelejará contra ele; e o mesmo Israel sairá vencedor.
20 Aser, abundando em pão, também ministrará as delícias aos reis.
21 Nefthali será qual veado despedido, e dará belas palavras.
22 José, filho que cresce, filho que se aumenta, e formoso de aspecto; os moças andarão por cima do muro.
23 Mas exasperaram-no, e estimularam-no, e o invejaram os que tinham dardos.
24 O seu arco susteve-se no forte; e as prisões dos seus braços e das suas mãos foram rotas pela mão do forte de Jacob; dali saiu ele para ser o pastor, a pedra de Israel.
25 O Deus de teu pai será o teu protetor; e o Todo-Poderoso te abençoará com bênçãos do alto céu; com as bênçãos do abismo inferior; com as bênçãos das tetas e da madre [vulva].
26 As bênçãos de teu pai excederam às que ele recebeu de seus pais; e elas durarão até que venha o desejo dos outeiros eternos. Derramem-se estas bênçãos sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele, que é como um Nazareno entre seus irmãos.
27 Benjamin será como um lobo arrebatador; ele pela manhã devorará a preza, e a tarde repartirá os despojos.
28 Todos estes são os chefes das doze tribos de Israel. Assim é que lhes falou seu pai e ele abençoou a cada um deles, dando-lhes as bênçãos, que lhes eram próprias.
29 Deu-lhes também este ordem, dizendo: Eu vou unir-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na cova de dois repartimentos, que está no campo de Efron Hetheu,
30 Que olha para Mambre no país de Canaã, que Abraão comprou a Efron Hetheu com o campo, onde ele está, para ter nela o seu jazigo.
31 Ali o sepultaram, e a Sara sua mulher; ali foi sepultado Isaac com sua mulher Rebeca; e ali jaz também enterrada Lia.
32 Acabadas estas ordens e instruções, que deu a seus filhos, ajuntou Jacob os seus pés sobre o leito, e morreu, e foi-se unir a seu povo.
Ceraste: Serpente venenosa do Egito.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias