29 No dia onze do décimo mês do ano décimo, me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
2 Filho do homem, põe o teu rosto contra Faraó, rei do Egito, e profetizar-lhes-á tudo o que está para acontecer a ele, e ao Egito.
3 Fala-lhe, e dize-lhe: Isto diz o Senhor Deus: Eis aqui venho eu a ti, ó Faraó, rei do Egito, dragão enorme, que te deitas no meio dos teus rios, e dizes: O rio é meu, e eu sou o que a mim mesmo me criei.
4 E te porei nos queixos um freio; e prenderei os peixes dos teus rios às tuas escamas; e eu te tirarei para fora do meio dos teus rios, e todos os teus peixes estarão pegados às tuas escamas.
5 E te lançarei para o deserto, e a todos os peixes do teu rio. Tu cairás sobre a face da terra, não te levantarão nem te sepultarão. Eu, te dei por pasto às alimárias da terra, e às aves do céu.
6 E todos os habitantes do Egito saberão que eu sou o Senhor; pois que tu foste para a casa de Israel um bordão de cana.
7 Quando eles te tomaram na mão, e tu te quebraste, e lhes rasgaste todo o ombro, e quando eles cuidavam que se seguravam em ti, tu te fizeste em pedaços, e lhes fizeste arrebentar todos os seus rins.
8 Por esta causa isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu a fazer cair a espada sobre ti; e eu matarei dentre vós os homens e as alimárias.
9 E a terra do Egito será reduzida a um deserto, e uma solidão; e eles saberão que eu sou o Senhor; porque tu disseste: O rio é meu, e eu é que o fiz.
10 Por isso eis-me aqui contra ti, e contra os teus rios; e mudarei a terra do Egito numas solidões, depois que a guerra a tiver assolado, desde a torre de Siene até os confins da Etiópia.
11 Não passará por ela pé de homem, nem andará nela pé de alimária; e não será habitada quarenta anos.
12 E porei a terra do Egito já deserta na classe dos países desertos, e as suas cidades na classe das cidades destruídas, e elas estarão desoladas quarenta anos; e espalharei para diversas nações aos egípcios, e os deitarei ao vento para várias terras.
13 Porque isto diz o Senhor Deus: Depois de findos quarenta anos, eu tornarei a ajuntar os egípcios do meio dos povos, para onde eles tinham sido espalhados.
14 E tornarei a trazer os cativos do Egito, e os estabelecerei na terra de Faturés, na terra da sua nascença; e eles ficarão sendo ali um reino humilde.
15 O Egito será o mais humilde de todos os reinos, e se não tornará mais a levantar por cima das nações, e eu os diminuirei, para que não dominem sobre as gentes.
16 E não serão mais a confiança da casa de Israel, ensinando-lhes a iniquidade; para que fujam de mim, e os sigam; e saberão que eu sou o Senhor Deus.
17 E no ano vinte e sete, no primeiro dia do primeiro mês, aconteceu isto: Foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
18 Filho do homem, Nabucodonosor, rei de Babilônia, me rendeu com o seu exército um grande serviço no cerco de Tiro; todas as cabeças ficaram calvas, e todos os ombros ficaram pelados; e contudo nem a ele, nem ao seu exército se deu alguma recompensa em atenção de Tiro, pelo serviço que me fez na tomada dela.
19 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu pôr a Nabucodonosor, rei de Babilônia, na terra do Egito; e lhe tomará todo o povo, e fará dele a sua presa, e repartirá os seus despojos; e esta será a recompensa que terá o seu exército.
20 E assim será pago do serviço que me fez no cerco desta cidade; e eu lhe entregarei a terra do Egito, porque ele trabalhou para mim, diz o Senhor Deus.
21 Naquele dia reflorescerá o poder da casa de Israel, e eu te abrirei a boca no meio deles; e saberão que eu sou o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.