O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 30

(Versículos e sumário)

  30 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  2 Filho do homem, profetiza e dize: Isto diz o Senhor Deus: Dai urros, ai, ai do dia;

  3 Porque o dia está perto, e se apropinqua [aproxima] o dia do Senhor; esse dia de nublado, que será o tempo das nações.

  4 E a espada virá ao Egito; e o pavor se apossará da Etiópia, quando eles caírem feridos no Egito, e for tirada a sua multidão, e destruídos os seus fundamentos.

  5 A Etiópia, e a Líbia, e os lídios, e todos os outros povos, e Cub, e os filhos da terra do concerto, cairão com eles debaixo do gume da espada.

  6 Isto diz o Senhor Deus: E os que sustinham o Egito cairão e a soberba do seu império será destruída; eles cairão aos golpes da espada no Egito desde Siene, diz o Senhor Deus dos exércitos.

  7 E ficarão dispersos no meio de terras desoladas, e as suas cidades serão postas na classe das cidades desertas.

  8 E eles saberão que eu sou o Senhor; quando eu tiver posto fogo ao Egito, e forem desfeitos todos os que lhe davam auxílio.

  9 Naquele dia sairão de diante da minha face mensageiros embarcados em galés para quebrar a ousadia da Etiópia, e haverá espanto entre eles no dia do Egito, porque este dia chegará sem dúvida.

  10 Isto diz o Senhor Deus: Eu farei cessar a multidão do Egito pela mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia.

  11 Ele mesmo, e o seu povo com ele, os mais fortes das gentes serão levados para perderem a terra; e desembainharão as suas espadas sobre o Egito; e encherão a terra de mortos.

  12 E secarei as madres dos rios, e entregarei a terra nas mãos dos péssimos; e destruirei esta terra, e tudo o que ela contém pela mão dos estrangeiros, eu, o Senhor, é que falei.

  13 Isto diz o Senhor Deus: E exterminarei as estátuas, e farei cessar os ídolos de Mênfis; e não tornará mais a haver príncipe da terra do Egito; e eu espalharei o terror pela terra do Egito.

  14 E arruinarei o país de Faturés, e meterei fogo em Tafnis, e exercitarei os meus juízos em Alexandria.

  15 E derramarei a minha indignação sobre Pelusio, que é a força do Egito, e farei morrer essa multidão de Alexandria.

  16 E meterei fogo no Egito; Pelusio sentirá dores como a mulher que está para parir, e Alexandria será destruída; e em Mênfis haverá quotidianos apertos;

  17 Os mancebos de Heliópole e de Bubasto cairão mortos ao fio de espada, e as mulheres serão levadas cativas.

  18 E o dia se fará negro em Tafnis, quando eu quebrar ali os cetros do Egito, e faltar nele a soberba do seu poder; cobri-lo-á um nublado; e as suas filhas serão levadas para o cativeiro.

  19 E exercitarei no Egito os meus juízos; e eles saberão que eu sou o Senhor;

  20 E aconteceu no ano undécimo, no primeiro mês, aos sete dias do mês, que me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  21 Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito; e eis-aí está que ele não foi envolvido, para se lhe restituir a saúde, para se atar com tiras, e se embrulhar em toalhas, para que, tendo recobrado a força, pudesse menear a espada.

  22 Portanto isto diz o Senhor Deus: Eis-me aqui contra Faraó, rei do Egito, e esmigalharei o seu braço forte, mas quebrado; e farei cair a espada da sua mão;

  23 E porei dispersos aos do Egito entre as gentes, e os lançarei ao vento por diversas terras.

  24 Ao mesmo tempo eu fortificarei os braços do rei de Babilônia, e meter-lhe-ei a minha espada na sua mão; e quebrarei os braços de Faraó, e darão grandes gemidos os que forem mortos diante de seus olhos.

  25 E fortificarei os braços do rei de Babilônia, e os braços de Faraó ficarão sem força alguma; e eles saberão que eu sou o Senhor, quando eu meter a minha espada na mão do rei de Babilônia, e ele a estender sobre a terra do Egito.

  26 E porei dispersos aos do Egito entre as nações, e lançá-los-ei ao vento para diversas terras, e eles saberão que eu sou o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir