O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

  14 E vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim.

  2 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  3 Filho do homem, esses varões colocaram as suas imundícies nos seus corações, e puseram o escândalo da sua iniquidade diante da sua face. Porventura responder-lhes-ei ainda sendo perguntado?

  4 Por isso fala-lhes, e lhes dirás assim: Isto diz o Senhor Deus: O homem da casa de Israel, que puser as suas imundícies no seu coração, e colocar o escândalo da sua iniquidade diante de seus olhos, e vier ter com algum profeta, fazendo-me alguma pergunta por meio dele; eu o Senhor lhe responderei segundo a multidão das suas imundícies;

  5 A fim de que a casa de Israel seja apanhada no seu coração, no qual eles se retiraram de mim para seguirem a todos os seus ídolos.

  6 Por isto dize tu à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e retirai-vos dos vossos ídolos, e apartai os vossos rostos de todas as vossas contaminações.

  7 Porque se um homem da casa de Israel, e um estrangeiro dentre prosélitos que estiver em Israel, se alienar de mim, e puser os seus ídolos no seu coração, e colocar o escândalo dá sua iniquidade diante dos seus olhos, e vier buscar a algum profeta para saber por ele a minha resposta; eu o Senhor lhe responderei a ele por mim mesmo.

  8 E porei o meu rosto sobre o tal homem, e fá-lo-ei ser escarmento, e provérbio, e o exterminarei do meio do meu povo; e vós sabereis que eu sou o Senhor.

  9 E quando algum profeta errar, e falar qualquer palavra; eu, o Senhor, sou o que enganei este profeta; mas eu estenderei a minha mão sobre ele, e o exterminarei do meio do meu povo de Israel.

  10 E levarão sobre si a sua iniquidade; à proporção da iniquidade do que perguntar, assim será a iniquidade do profeta que responder;

  11 Para que a casa de Israel se não torne mais a extraviar retirando-se de mim, e para que ela se não corrompa, por todas as suas prevaricações; mas sejam todos eles o meu povo, e seja eu o seu Deus, diz o Senhor dos exércitos.

  12 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  13 Filho do homem, se alguma terra pecar contra mim de maneira que venha com excesso a prevaricar, estenderei a minha mão sobre ela, esmigalharei a vara do seu pão; e enviarei contra ela fome, e tudo o que for homem e animal lhe matarei.

  14 E se no meio deste povo se acharem estes três homens, Noé, Daniel e Job; eles livrarão as suas almas pela sua própria justiça, diz o Senhor dos exércitos.

  15 E se eu mandar também a essa terra alimárias ferocíssimas para a destruírem; e ela se tornar inacessível sem que ninguém possa passar por ela por causa das feras.

  16 Se estes três homens estiverem nela, por minha vida, diz o Senhor Deus, que eles não livrarão nem a seus filhos nem a suas filhas; mas só eles serão livrados, e a terra será destruída.

  17 Ou se eu fizer vir a espada sobre esta terra, e disser à espada: Passa pelo meio desta terra; e eu lhe matar os homens, e os animais;

  18 E estes três homens se acharem no meio dela; por minha vida, diz o Senhor Deus, que eles não livrarão nem a seus filhos, nem a suas filhas; mas só eles serão livrados.

  19 E se eu enviar também a peste contra essa terra, e derramar a minha indignação sobre ela por um decreto de sangue, para exterminar dela os homens, e os animais;

  20 E Noé, e Daniel, e Job se acharem no meio dela; por minha vida, diz o Senhor Deus, que não livrarão nem a seus filhos, nem a suas filhas; mas eles livrarão as suas almas pela sua própria justiça.

  21 Porquanto isto diz o Senhor Deus: E se eu enviar ainda contra Jerusalém os meus quatro flagelos perniciosíssimos, a espada e a fome, como também as alimárias ferozes, e a peste, para lhe matar os homens e o gado;

  22 Todavia nela restará a salvação dos que cheguem a tirar a seus filhos e filhas; eis-aí entrarão eles para ir ter convosco, e vós vereis o seu caminho, e o capricho das suas invenções, e consolar-vos-eis do mal que fiz vir sobre Jerusalém em todas as calamidades, que sobre ela descarreguei.

  23 E eles vos consolarão, quando virdes o seu caminho, e o capricho das suas invenções; e vós conhecereis que não foi sem um justo motivo, que eu fiz nela tudo o que fiz, diz o Senhor Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir