20 Se saindo a fazer guerra contra os teus inimigos, e tendo visto a sua cavalaria, e as suas carroças, achares que o exército contrário é mais numeroso do que o teu, não os temerás, porque contigo está o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito.
2 E quando estiver perto de se dar a batalha, o pontífice se porá na frente do exército, e falará assim ao povo:
3 Ouve, ó Israel, vós estais hoje para combater contra os vossos inimigos; não se atemorize o vosso coração, não temais, não recueis, nem lhes tenhais medo,
4 porque o Senhor vosso Deus está no meio de vós, e ele pelejará por vós contra os vossos inimigos, para vos livrar do perigo.
5 Os oficiais também cada um na frente do seu corpo dirão gritando, ouvindo o exército: Há algum homem que tenha edificado uma casa nova, e a não tenha ainda dedicado? vá-se, e torne para sua casa; não suceda que ele morra no combate, e outro a estréie.
6 Há algum homem que tenha plantado uma vinha, e ainda a não tenha feito comum, para que todos possam comer dela? vá-se, e torne para sua casa; não suceda que ele morra na peleja, e faça outro o que a ele lhe tocava.
7 Há alguém que se tenha desposado com uma mulher e todavia a não tenha ainda em seu poder? vá-se, e torne para sua casa, não suceda que ele morra na batalha, e algum outro a tome.
8 Ditas estas coisas, acrescentarão eles, e dirão ao povo o seguinte: Há algum medroso, e de coração tímido? vá-se, e volte para sua casa, para não fazer desmaiar o coração de seus irmãos, assim como ele está assustado de medo.
9 E logo que os oficiais do exército se calarem, e acabarem de falar, cada um preparará os seus esquadrões para a batalha.
10 Quando te chegares para combater uma cidade, primeiramente lhe oferecerás a paz.
11 Se ela a aceitar, e te abrir as portas, todo o povo, que houver nela, será salvo, e te ficará sujeito pagando tributo.
12 Mas se não quiser aceitar as condições, e começar a fazer guerra contra ti, atacá-la-ás.
13 E quando o Senhor teu Deus ta houver entregado às mãos, passarás ao fio da espada todos os varões que nela haja,
14 Reservando as mulheres e os meninos, os animais e tudo o mais que se achar na cidade. Distribuirás o esbulho todo pelo exército, e sustentar-te-ás dos despojos de teus inimigos, que o Senhor teu Deus te tiver dado.
15 Assim é que hás de fazer a todas as cidades, que estiverem muito longe de ti, e que não são daquelas, que hás de receber em possessão.
16 Quanto àquelas cidades porém, que te hão de ser dadas, nenhum absolutamente deixarás com vida;
17 Mas passá-los-ás todos ao fio da espada; convém a saber, aos Hetheus, e aos Amorreus, aos Cananeus, aos Fereseus, e aos Heveus, e aos Jebuseus, assim como o Senhor teu Deus te mandou;
18 Para que não suceda que vos ensinem a cometer todas as abominações, que eles mesmos fizeram a seus deuses, e venhais a pecar contra o Senhor vosso Deus.
19 Quando te detiveres muito tempo no sítio de uma cidade, e a tiveres cercado com máquinas para a tomares, não cortarás as árvores de cujo fruto se pode comer, nem deves deitar abaixo a golpes de machado os arvoredos do país circunvizinho; porque isto são paus, e não homens, nem podem aumentar o número dos teus inimigos.
20 Mas se houver algumas árvores, que não sejam frutíferas, mas silvestres, e boas para outros usos, corta-as, e engenha delas máquinas, até que tomes a cidade, que peleja contra ti.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.