18 Os sacerdotes e os levitas, e todos os da mesma tribo, não terão parte nem herança alguma com o resto de Israel, porque hão de comer dos sacrifícios do Senhor, e das oblações que lhe forem feitas,
2 E não receberão nenhuma outra coisa do que seus irmãos possuírem, porque o mesmo Senhor é a sua herança, como ele lhes disse.
3 Este será o direito dos sacerdotes a respeito do povo, e dos que oferecem vítimas: se sacrificarem um boi, ou uma ovelha, darão ao sacerdote a espádua e o peito;
4 As primícias do pão, do vinho, e do azeite, e uma parte das lãs da tosquia das ovelhas.
5 Porque o Senhor teu Deus escolheu o sacerdote dentre todas as suas tribos, para que assista, e sirva ao nome do Senhor ele, e seus filhos para sempre.
6 Se um levita sair d’alguma das tuas cidades de todo o Israel onde ele habita, e quiser por devoção ir morar no lugar que o Senhor tiver escolhido,
7 Exercitará o seu ministério em nome do Senhor seu Deus, assim como todos os levitas seus irmãos, que nesse tempo assistirem diante do Senhor.
8 Ele terá a mesma porção de alimentos que os outros; além daquilo que na sua cidade se lhe deve pela sucessão paterna.
9 Quando tiveres entrado na terra, que o Senhor teu Deus te há de dar, guarda-te, não queiras imitar as abominações daquelas gentes;
10 Nem se ache entre vós quem pretenda purificar seu filho, ou filha, fazendo-os passar pelo fogo; nem quem consulte adivinhos, ou observe sonhos e agouros, nem quem seja feiticeiro,
11 Ou encantador, nem quem consulte pitões ou adivinhos, nem quem indague dos mortos a verdade.
12 Porque todas estas coisas abomina o Senhor, e por semelhantes maldades exterminará ele estes povos à tua entrada;
13 Tu será perfeito, e sem mancha com o Senhor teu Deus.
14 Estas nações, cujo país tu possuirás, ouvem os agoureiros e os adivinhos; tu porém foste instruído d’outra sorte pelo Senhor teu Deus.
15 O Senhor teu Deus te suscitará um PROFETA, como eu, da tua nação, e d’entre teus irmãos; a este ouvirás,
16 Como o pediste ao Senhor teu Deus em Horeb, onde todo o povo estava junto, e disseste: Eu não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem tornarei a ver mais este grandíssimo fogo, para que me não suceda morrer.
17 E o Senhor me disse: Eles falaram bem em tudo.
18 Eu lhes suscitarei do meio de seus irmãos um profeta semelhante a ti; e porei na sua boca as minhas palavras, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe mandar.
19 Mas o que não quiser ouvir as suas palavras, que ele falar em meu nome, eu me vingarei dele.
20 Se um profeta porém corrompido da sua soberba empreender falar em meu nome, e disser coisas, que eu lhe não mandei dizer, ou se ele falar em nome dos deuses estranhos, será morto.
21 E se tu disseres lá no teu coração: Como poderei eu discernir qual é a palavra, que o Senhor não disse?
22 Terás este sinal: Se o que aquele profeta predisse em nome do Senhor, não sucedeu assim; isto não o disse o Senhor, mas o profeta por soberba do seu ânimo o fingiu, e por isso não o temerás.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.