4 E agora, ó Israel, ouve os preceitos e os juízos, que eu te ensino, para que observando-os, vivas, e entrando possuas a terra, que o Senhor Deus de vossos pais vos há de dar.
2 Vós não juntareis, nem tirareis nada às palavras, que eu vos digo; guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que eu vos intimo.
3 Os vossos olhos viram tudo o que o Senhor fez contra Beelfegor, n como ele exterminou do meio de vós todos os seus adoradores.
4 Mas vós que vos tendes unido ao Senhor vosso Deus, todos estais vivos até o presente dia.
5 Sabeis que eu vos tenho ensinado os preceitos e os juízos, conforme o Senhor meu Deus me mandou; assim os praticareis pois na terra, que haveis de possuir;
6 E os observareis e cumprireis efetivamente. Porque meio mostrareis a vossa sabedoria e inteligência aos povos, para que ouvindo todos estes preceitos; digam: eis aqui um povo sábio e entendido, uma nação grande.
7 Com efeito nenhuma outra nação há tão grande, que tenha deuses tão próximos a si, como o nosso Deus está presente a todas as nossas deprecações.
8 Porque onde há outro povo tão célebre, que tenha cerimônias, e ordenações cheias de justiça, e toda uma lei, como a que eu hoje proporei diante dos vossos olhos?
9 Guarda-te pois a ti mesmo, e a tua alma com grande cuidado. Não te esqueças das cousas, que teus olhos viram, e elas se não apaguem do teu coração por todos os dias da tua vida. Tu as ensinarás a teus filhos e a teus netos,
10 Desde o dia que te apresentaste ao Senhor teu Deus em Horeb, quando o Senhor me falou, dizendo: Faze juntar todo o povo diante de mim, para que ouçam as minhas palavras, e aprendam a temer-me por todo o tempo que viverem na terra, e ensinem a seus filhos.
11 Então vos chegastes às raízes do monte, que ardia até o céu; e havia nele trevas, e nuvens, e escuridão.
12 E o Senhor vos falou do meio da chama. Vós ouvistes a voz das suas palavras; mas não vistes figura alguma.
13 E ele vos mostrou o seu pacto; que ordenou que observásseis, e as dez palavras, que escreveu em duas tábuas de pedra.
14 E me mandou naquele tempo que vos ensinasse as cerimônias e as ordenações, que vós devíeis guardar na terra, que estais para possuir.
15 Guardai portanto cuidadosamente as vossas almas. Vós não vistes figura alguma no dia, que o Senhor vos falou em Horeb do meio do fogo;
16 Por não suceder que enganados façais para vós alguma imagem de escultura, ou alguma figura de homem ou de mulher,
17 Nem semelhança de qualquer animal que há sobre a terra, ou das aves que voam debaixo do céu,
18 ou dos répteis, que se movem na terra, ou dos peixes que debaixo da terra moram nas águas;
19 Não seja que levantando os olhos ao céu, vejas o sol e a lua, e todos os astros do céu, e caindo no erro adores e dês culto a essas cousas que o Senhor teu Deus criou para serviço de todas as gentes, que vivem debaixo do céu.
20 Mas o Senhor vos tirou, e fez sair da fornalha de ferro do Egito, para ter um povo, que fosse a sua herança, como hoje se está vendo.
21 E o Senhor se irou contra mim por causa dos vossos discursos, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na excelente terra, que ele está para vos dar.
22 Eis-aí morro eu nesta terra, não passarei o Jordão; passá-lo-eis vós, e possuireis este belo país.
23 Vê não te esqueças jamais do pacto do Senhor teu Deus, que ele fez contigo; e não faças de escultura alguma imagem das cousas, que o Senhor proibiu que se fizessem;
24 Porque o Senhor teu Deus é um fogo devorante, um Deus zeloso.
25 Se gerardes filhos e netos, a morardes na terra, e enganados formardes para vós alguma figura, cometendo a maldade diante do Senhor vosso Deus, de modo que o provoqueis a ira;
26 Eu chamo hoje por testemunhas o céu e a terra, que vós sereis bem cedo exterminados da terra, que passado o Jordãoo estais para possuir; não habitareis nela muito tempo, mas o Senhor vos destruirá,
27 E vos espalhará por todos os povos, e vós ficareis poucos entre as nações, a que o Senhor vos levará.
28 E lá servireis a deuses, que foram fabricados por mão de homens, de pau, e de pedra; os quais não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.
29 E quando ali buscares ao Senhor teu Deus, achá-lo-ás; contanto porém que o busques de todo o teu coração e em toda a amargura da tua alma.
30 Depois que te tiverem achado todas as cousas que foram preditas, tu te tornarás enfim para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz.
31 Porque o Senhor teu Deus é um Deus misericordioso; não te deixará, nem te extinguirá inteiramente, nem se esquecerá do pacto que jurou a teus pais.
32 Pergunta aos séculos os mais atrasados, que te precederam, desde o dia que Deus criou o homem sobre a terra, e desde uma extremidade do céu até à outra, se aconteceu jamais coisa semelhante, ou se se ouviu nunca,
33 Que um povo ouvisse a voz de Deus, que lhe falava do meio das chamas, como tu o ouviste sem perderes a vida;
34 Que Deus viesse escolher para si um povo do meio das nações, por meio de provas, sinais, e portentos, por meio de batalhas, e mão poderosa, e braço estendido, e por visões horríveis, segundo todas às coisas que por vós fez o Senhor vosso Deus no Egito à vista de teus olhos;
35 Para que soubesses que o Senhor é que é o Deus, e que não há outro senão ele.
36 Do céu te fez ouvir a sua voz para te instruir, e sobre a terra te mostrou o seu grandíssimo fogo, e tu ouviste as suas palavras do meio do fogo,
37 Porque amou a teus pais, e escolheu depois deles a sua posteridade. E te tirou do Egito, caminhando diante de ti com o seu grande poder,
38 Para exterminar na tua entrada nações grandíssimas e mais fortes do que tu; e para te introduzir, e te dar em possessão a sua terra, como tu o estás vendo hoje.
39 Reconhece pois neste dia, e considera no teu coração que o Senhor ele mesmo é o Deus, que há desde o alto do céu até o mais profundo da terra, e que não há outro.
40 Guarda os seus preceitos e os seus mandamentos, que eu te prescrevo; para que te suceda bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e permaneças por muito tempo sobre a terra, que o Senhor teu Deus está para te dar.
41 Então destinou Moisés três cidades na banda d’aquém do Jordão para o Oriente,
42 Para que se refugie a elas aquele que sem querer tiver morto a seu próximo, e sem que tivesse sido seu inimigo um ou dois dias antes, e possa acolher-se a qualquer destas cidades;
43 Foram estas Bosor no deserto, situada na campina da tribo de Huben; e Ramoth em Galaad, que é da tribo de Gad; e Golan em Basan, que é da tribo de Manassés.
44 Esta é a lei, que Moisés propôs perante os filhos de Israel,
45 E estes são os preceitos e as cerimônias, e os juízos, que ele prescreveu aos filhos de Israel; quando eles saíram do Egito,
46 estando da banda d’aquém do Jordão no vale que fica defronte do templo de Fogor na terra de Sehon rei dos Amorreus, que habitou em Hesebon, a quem Moisés derrotou. E os filhos de Israel que saíram do Egito
47 Possuíram a sua terra, e a terra de Og rei de Basan, que eram os dois reis dos Amorreus, que reinavam da banda d’aquém do Jordão para a parte do nascente;
48 Desde Aroer, que está situada sobre a ribanceira da torrente de Arnon, até o monte Sião, que se chama também Hermon,
49 Toda a campina d’aquém do Jordão para o Oriente, até o mar do deserto, e até às fraldas do monte Fasga.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.