O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Amós

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que Moab cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que ele queimou os ossos do rei da Idumeia até os reduzir em cinzas.

2 Assim eu acenderei um fogo em Moab, que consumirá as casas de Carioth; e Moab perecerá entre o estrondo, entre o sonido das trombetas;

3 E perderei ao juiz do meio dele, e farei morrer com ele todos os seus príncipes, diz o Senhor.

4 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que Judá cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; porque ele rejeitou a lei do Senhor, e não guardou os seus mandamentos; porque os seus ídolos os enganaram, após os quais tinham corrido seus pais.

5 Por isso eu porei fogo a Judá, e ele devorará as casas de Jerusalém.

6 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que Israel cometeu três e quatro vezes, eu o não converterei; pois que ele vendeu o justo pela prata, e o pobre por um par de sapatos.

7 Eles machucam sobre o pó da terra as cabeças dos pobres, e se atravessam contra tudo o que os fracos empreendem; também o filho e seu pai se foram a uma mesma moça, para violarem o meu santo nome.

8 E sobre as roupas que se lhes tinham dado em penhor se assentaram a banquetear-se ao pé de toda a casta de altares; e bebiam na casa do seu Deus o vinho dos a quem tinham condenado.

9 Eu pois exterminei diante deles os Amorreus; cuja altura era como a altura dos cedros, e eles mesmos fortes como os carvalhos; e esmigalhei o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo.

10 Eu sou o que vos fiz sair da terra do Egito, e vos conduzi no deserto quarenta anos, a fim de que vós possuísseis a terra dos Amorreus.

11 E de vossos filhos suscitei profetas, e de vossos mancebos suscitei nazarenos. Pois não é assim, filhos de Israel? diz o Senhor.

12 E depois disto vós brindastes com vinho aos nazarenos; e mandastes aos profetas, dizendo: Não profetizeis.

13 Eis aí rangerei eu debaixo de vós, como range um carro carregado de feno.

14 E nada aproveitará a fugida ao veloz, e o forte debalde fará os seus esforços, e o valente não salvará a sua vida;

15 E o que maneja o arco não se terá firme, nem o veloz se salvará pelos seus pés, nem o cavaleiro salvará a sua vida;

16 E o mais ousado entre os valentes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir