O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Amós

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

  3 Ouvi a palavra que proferiu o Senhor a respeito de vós, filhos de Israel; a respeito de toda a linhagem, que eu tirei da terra do Egito dizendo:

  2 De todas as linhagens da terra só a vós vos conheci; por isso virei com a minha visita sobre vós para castigar todas as vossas iniquidades.

  3 Acaso andarão dois juntos, se eles se não ajustarem entre si?

  4 Acaso rugirá o leão no bosque sem que ele tenha achado alguma presa? Acaso fará o leãozinho soar a sua voz do seu covil, sem que esteja em termos de lançar a garra a alguma coisa?

  5 Acaso cairá uma ave no laço posto na terra, sem que haja quem lho arme? Acaso tirar-se-á da terra o laço, antes que tenha apanhado alguma coisa?

  6 Soará a trombeta na cidade, sem que o povo se não assuste? E acontecerá algum mal na cidade, que o Senhor não fizesse?

  7 Porque o Senhor Deus não faz nada, sem ter revelado antes o seu segredo aos profetas seus servos.

  8 O leão rugirá, quem não temerá? O Senhor Deus falou, quem não profetizará?

  9 Fazei ouvir isto nas casas de Azot, e nos palácios da terra do Egito; e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria, e vede as loucuras sem número que se fazem no meio dela, os que no seu mais interior centro padecem calúnias.

  10 E eles não souberam que coisa era fazer justiça, diz o Senhor, ajuntando em suas casas um tesouro de iniquidades, e de rapinas.

  11 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: A terra será atribulada e cercada; e a tua força se te tirará, e as tuas casas serão saqueadas.

  12 Isto diz o Senhor: Como acontece quando um pastor chega a arrancar da boca do leão as duas pernas, ou a ponta de uma orelha; assim serão livrados os filhos de Israel, que habitam em Samaria descansados no ângulo do seu leito, e na cama de Damasco.

  13 Ouvi isto, e declarai-o publicamente à casa de Jacob, diz o Senhor Deus dos exércitos;

  14 Que no dia em que eu começar a punir as prevaricações de Israel, virei com a minha visita sobre ele, e sobre os altares de Bethel; e os ângulos do altar serão cortados, e cairão por terra.

  15 E deitarei abaixo o palácio de inverno com o palácio de verão; e as casas ornadas de marfim perecerão, e uma grande multidão de edifícios serão destruídos, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir