O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

  8 Depois disto foi que David desbaratou os Filisteus, e os humilhou, e tirou David o freio do tributo das mãos dos Filisteus.

  2 Destroçou também aos Moabitas, e mediu-os com cordéis, fazendo-os deitar por terra; e dos dois cordéis de medida, a um destinou para morte, a outro para vida. E ficou Moab sujeito a David pagando-lhe tributo.

  3 Desfez também David a Adarezer, filho de Rohob, rei de Soba, quando marchou para estender os seus domínios até o rio Eufrates.

  4 E tendo-lhe tomado David mil e setecentos de cavalo, e vinte mil de pé, cortou os nervos das pernas a todos os cavalos das carroças; e deles reservou somente para cem carroças.

  5 Vieram também os Sírios de Damasco, para darem socorro a Adarezer, rei de Soba; e David matou vinte e dois mil Sírios.

  6 E pôs David guarnição na Síria de Damasco; e a Síria se sujeitou a David ficando-lhe tributária; e o Senhor guardou a David em todas as expedições a que foi.

  7 E tomou David as armas de ouro, que tinham os servos de Adarezer, e levou-as para Jerusalém.

  8 E de Bete, e de Beroth, cidades de Adarezer, tomou David uma prodigiosa quantidade de cobre.

  9 Mas Thou, rei de Emath, ouviu que David quebrara todas as forças a Adarezer,

  10 E Thou enviou Jorão, seu filho, ao rei David para o cumprimentar dando-lhe os parabéns, e para lhe dar graças por ter vencido, e destroçado a Adarezer. Porque Thou era inimigo de Adarezer, e trazia na sua mão vasos d’ouro; e de prata, e de cobre;

  11 Os quais o rei David consagrou também ao Senhor, com a prata e ouro, que lhe tinha consagrado do despejo de todas as nações, que sujeitara.

  12 Da Síria, de Moab, e dos filhos Ammon, e dos Filisteus, d’ Amalec, como os despojos de Adarezer, filho de Rohob, rei de Soba.

  13 Adquiriu também David para si grande nome, quando na volta da conquista da Síria matou dezoito mil homens no Vale das Salinas;

  14 E pôs na Idumeia governadores, e estabeleceu uma guarnição. E toda a Idumeia ficou sujeita a David em todas as empresas que acometeu.

  15 Reinou pois David sobre todo o Israel; e julgava também David, e fazia justiça a todo o seu povo.

  16 Joab porém, filho de Sarvia, era o general dos seus exércitos; e Josafat, filho d’Ahilud, era cronista-mor;

  17 E Sadoc, filho d’Aquitob, e Aquimelech, filho de Abiathar, eram pontífices; e Saraias era secretário.

  18 Banaias porém, filho de Joiada, mandava nos Ceretheus e Feletheus; e os filhos de David eram sacerdotes.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir