5 E vieram todas as tribos de Israel ter com David em Hebron, dizendo: Aqui nos tens, que somos teus ossos e tua carne.
2 E ainda ontem e antes de ontem, quando Saul era rei sobre nós, eras tu o que conduzias e fazias voltar a Israel; e o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás o condutor de Israel.
3 Vieram também os anciãos de Israel buscar o rei em Hebron, e ali fez o rei David aliança com eles diante do Senhor; e eles ungiram a David em rei sobre Israel.
4 Tinha David trinta anos, quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.
5 Reinou em Hebron sete anos e meio sobre Judá; e trinta e três anos em Jerusalém sobre todo o Israel e sobre Judá.
6 E foi o rei, e toda a tropa que tinha consigo, a Jerusalém, contra os Jebuseus, que moravam ali. E estes disseram a David: Não entrarás cá, menos que não lances fora os cegos e os coxos que dizem: David não há de cá entrar.
7 Tomou pois David a fortaleza de Sião, esta é a cidade de David.
8 Porque naquele dia tinha David proposto um prêmio a quem batesse os Jebuseus, e subisse às biqueiras dos telhados, e lançasse fora os cegos e coxos, que aborreciam a alma de David. Por isso se diz em provérbio: Nem cego nem coxo entrarão no templo.
9 Habitou porém David na Fortaleza; e a chamou cidade de David; e levantou edifícios ao redor desde Mello e no interior.
10 E David se ia fortificando e crescendo mais e mais, e o Senhor Deus dos exércitos era com ele.
11 Hirão, rei de Tiro, enviou também mensageiros a David, com um donativo de madeira de cedro, e carpinteiros, e canteiros para os muros; e edificaram a casa de David.
12 E reconheceu David que o Senhor o havia confirmado rei sobre Israel, e que tinha exaltado o seu reino sobre o seu povo de Israel.
13 Tomou porém David ainda concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que veio de Hebron; e teve delas outros filhos e filhas.
14 E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém, Samua, e Sobab, e Nathan, e Salomão,
15 E Jebahar, e Elisua, e Nefeg,
16 E Jafia, e Elisama e Elioda, e Elifalet.
17 Os Filisteus pois ouviram que David fora ungido rei sobre Israel; e subiram todos em busca de David; o que sabendo David, se retirou a um lugar forte.
18 Mas vindo os Filisteus se estenderam pelo Vale dos Rafains.
19 E David consultou o Senhor, dizendo: Marcharei eu contra os Filisteus? E entregar-mos-ás tu nas minhas mãos? E respondeu o Senhor a David: Vai, que eu entregarei, e porei os Filisteus nas tuas mãos.
20 Veio pois David a Baal Farasim, e os derrotou aí, e disse: Dividiu o Senhor meus inimigos à minha vista, bem como se dividem as águas. Por isso aquele lugar se chamou Baal Farasim.
21 E os Filisteus deixaram lá os seus ídolos, os quais David, e a sua gente trouxeram.
22 E tornaram a vir os Filisteus, e se espalharam pelo Vale dos Rafains.
23 Consultou pois David o Senhor, dizendo: Irei eu contra os Filisteus, e entregar-mos-ás tu nas minhas mãos? O Senhor lhe respondeu: Não vás direito a eles, mas toma por detrás deles, e vai a eles por defronte das pereiras.
24 E quando ouvires a ramalha dum que anda por cima das pereiras, então travarás a batalha; porque o Senhor marchará então adiante de ti, para destruir o campo dos Filisteus.
25 Fez pois David como o Senhor lhe tinha mandado, e derrotou os Filisteus desde Gábaa, até chegar a Gezer.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.