14 E adormeceu Abia com seus pais, e sepultaram-no na cidade de David; e em seu lugar reinou Asa seu filho, em cujo tempo esteve a terra em paz dez anos.
2 E fez Asa o que era justo e grato aos olhos do seu Deus, e destruiu os altares de culto estranho, e os altos,
3 E quebrou as estátuas, e cortou os bosques;
4 E mandou a Judá que buscasse o Senhor Deus de seus pais, e observasse a lei, e todos os preceitos;
5 E tirou de todas as cidades de Judá os altares e os ídolos, e reinou em paz.
6 Fez também reparar as cidades fortes de Judá, porque estava quieto, e não havia guerra alguma em seus dias, dando o Senhor a paz.
7 Disse pois a Judá: Reparemos estas cidades e cinjamo-las de muros, e fortifiquemo-las com torres, e portas, e fechaduras, enquanto tudo está quieto de guerras, porque buscamos o Senhor Deus de nossos pais, e ele nos deu paz com os povos vizinhos. Repararam pois as praças, e não houve coisa que estorvasse o seu reparo.
8 Asa pois teve no seu exército trezentos mil homens de Judá armados de escudos e lanças, e de Benjamin duzentos e oitenta mil homens, armados de escudos, e de flechas, todas estas gentes de muito valor.
9 E veio contra eles Zara Etíope com o seu exército composto dum milhão de homens, e trezentas carroças; e chegou até Maresa.
10 Porém Asa marchou ao seu encontro, e formou o exército em batalha no vale da Séfata, que está perto de Maresa;
11 E invocou o Senhor Deus, e disse: Senhor, não há diferença alguma para contigo quando tu queres socorrer, ou com poucos, ou com muitos; socorre-nos pois, Senhor nosso Deus; porque confiados em ti, e no teu nome, viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça o homem contra ti.
12 Aterrou portanto o Senhor aos Etíopes, à vista de Asa e de Judá; e os Etíopes fugiram.
13 E os foi perseguindo Asa, e o povo, que com ele estava, até Gerara; e foram derrotados os Etíopes sem ficar nenhum, porque foram destroçados pelo Senhor que os feria, e pelo seu exército que pelejava. Levaram pois muitos despojos,
14 E destruíram todas as cidades nos arredores de Gerara; porque um grande temor se tinha apossado de todos; e saquearam as cidades, e levaram grande presa.
15 E destruindo também as malhadas das ovelhas, levaram consigo infinidade de gados, e de camelos; e voltaram para Jerusalém.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.