15 Azarias, filho de Oded, recebido em si o espírito de Deus,
2 Saiu ao encontro de Asa, e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todos vós, povo de Judá e de Benjamin: O Senhor foi convosco, porque vós fostes com ele. Se vós o buscardes achá-lo-eis; mas se o deixardes, ele vos deixará.
3 Passar-se-ão muitos dias em Israel sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdotes que os instruam, e sem lei.
4 E se eles na sua angústia se converterem para o Senhor Deus de Israel, e o buscarem, achá-lo-ão.
5 Naquele tempo não haverá paz para o que saia, nem para o que entre, mas de todas as partes haverá terror em todos os habitantes da terra;
6 Porque levantar-se-á uma nação contra outra nação, e uma cidade contra outra cidade, porque o Senhor os conturbará com toda a aflição.
7 Vós pois alentai-vos, e não se enfraqueçam as vossas mãos; porque a vossa obra será recompensada.
8 E ouvindo Asa estas falas, e a predição de Azarias, filho de Oded, profeta, cobrou ânimo, e exterminou os ídolos de todas as cidades da terra de Judá, e de Benjamin, e das cidades do monte de Efraim, que ele tinha tomado, e renovou o altar do Senhor que estava diante do átrio do Senhor.
9 E congregou todo o povo de Judá e de Benjamin, e com eles os estrangeiros de Efraim, e de Manassés, e de Simeão; porque tinham fugido para ele muitos Israelitas, vendo que o Senhor seu Deus era com ele.
10 E vindos que foram a Jerusalém no terceiro mês, do ano décimo quinto do reinado de Asa,
11 Imolaram ao Senhor naquele dia setecentos bois, e sete mil carneiros, do esbulho, e da presa, que tinham trazido.
12 E o rei entrou, segundo o costume, para ratificar o concerto, de buscarem de todo o seu coração, e de toda a sua alma, o Senhor Deus de seus pais.
13 E se algum, disse ele, não buscar o Senhor Deus de Israel, morra, desde o pequeno até o maior, desde o homem até a mulher.
14 E prestaram juramento ao Senhor em altas vozes, com júbilo, e toque das trombetas, e ao som de buzinas;
15 Todos os que estavam em Judá acompanharam com execrações este juramento; porque juraram de todo o seu coração, e buscaram a Deus com toda a sua vontade, e o acharam; e o Senhor lhes deu descanso com todos os seus vizinhos.
16 E depôs Asa também do poder soberano a Maácca, sua mãe, porque ela tinha levantado num bosque o ídolo de Príapo; o qual esmigalhou inteiramente, e fazendo-o em pedaços o queimou no vale de Cedron.
17 Mas ficaram em Israel os altos; o que não obstante o coração de Asa foi perfeito em todos os seus dias.
18 E trouxe ao templo do Senhor, o que seu pai, e ele tinham prometido em voto, prata e ouro e vasos de diversos feitios.
19 E não houve guerra até o ano trigésimo quinto do reinado de Asa.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.