4 Fez também Salomão um altar de bronze de vinte côvados de comprido, e de vinte de largo, e de dez de alto.
2 E um mar fundido que tinha dez côvados de uma borda à outra, e redondo na circunferência; tinha cinco côvados de alto, e um cordão de trinta côvados guarnecia todo o seu âmbito.
3 E por baixo do cordão havia figuras de bois, e por dez côvados no exterior alguns relevos, que, divididos em duas ordens, rodeavam o bojo do mar. E os bois eram fundidos;
4 E o mesmo mar estava assentado sobre doze bois, três dos quais olhavam para o Setentrião, e outros três para o Ocidente, e outros três para o Meio-dia, os três que restavam para o Oriente, tendo o mar em cima de si; e as partes posteriores dos bois estavam para a parte interior do mar.
5 E a sua grossura era de um palmo, e a sua borda era como a dum copo, ou como a de uma açucena aberta; e levava três mil metretas.
6 Fez também dez bacias, e pôs cinco à direita, e cinco à esquerda, para lavarem nelas tudo o que se houvesse de oferecer em holocausto; os sacerdotes porém lavavam-se no mar.
7 Fez mais dez candeeiros de ouro na forma que se tinha ordenado que se fizesse; e pô-los no templo, cinco à direita e cinco à esquerda.
8 E fez também dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita, e cinco à esquerda; e cem fialas n de ouro.
9 Fez também o átrio dos sacerdotes, e o grande átrio, e portas no átrio que revestiu de bronze.
10 E colocou o mar ao lado direito contra o Oriente ao Meio-dia.
11 Fez Hirão também caldeirões, e garfos, e fialas; e acabou toda a obra do rei no templo de Deus;
12 Isto é, duas colunas, e os seus epistílios, e os capitéis, e como uma espécie de redes, que cobriam os capitéis por cima dos epistílios.
13 E quatrocentas romãs, e duas redes, de sorte que se ajuntavam duas ordens de romãs a cada uma das redes que cobriam os epistílios, e os capitéis das colunas.
14 Fez também as bases, e as bacias, que pôs sobre as bases;
15 Um mar, e doze bois por baixo do mar.
16 E os caldeirões, e os garfos, e as fialas. Hirão seu pai fez a Salomão todos os vasos de bronze mui puro para a casa do Senhor.
17 O rei os fez fundir na região do Jordão em uma terra argilosa entre Socoth e Saredatha.
18 E a multidão dos vasos era inumerável, de modo que se não sabia o peso do bronze.
19 E fez Salomão todos os vasos do templo de Deus, e o altar d’ouro, e as mesas, e sobre elas os pães da proposição;
20 Fez mais de puríssimo ouro os candeeiros com as suas lâmpadas para arderem diante do oráculo, segundo o rito;
21 E uns florões, e os mecheiros, e as tenazes de ouro; tudo se fez d’ouro puríssimo.
22 E as caçoulas, n e os turíbulos, e os copos, e os grais de puríssimo ouro. E fez que se abrissem lavores nas portas do templo interior, isto é, do Santo dos Santos; e as portas do templo pela parte de fora eram de ouro. E assim se completaram todas as obras, que Salomão fez na casa do Senhor.
Fiala: Taça, garrafa.
Caçoula: Vaso, recipiente em que se queimam perfumes.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.