13 David porém teve conselho com os tribunos e centuriões, e com todos os príncipes,
2 E disse a todo o ajuntamento de Israel: Se vós sois de parecer, e se vem do Senhor nosso Deus, o que eu vos proponho, enviaremos a todos os outros nossos irmãos por todas as províncias de Israel, e aos sacerdotes e levitas, que habitam nos arrabaldes das cidades, para que se ajuntem conosco,
3 E reconduzamos para nós a arca do nosso Deus; porque nós a não buscamos nos dias de Saul.
4 E todo o ajuntamento respondeu que assim se fizesse; porque a todo o povo agradara a proposição.
5 Congregou pois David todo o Israel desde o rio Sihor do Egito até à entrada de Emath, para conduzir a arca de Deus de Cariathiarim.
6 E David saiu, e todos os varões de Israel ao outeiro de Cariathiarim, que é na tribo de Judá, para de lá trazer a arca do Senhor Deus, que está assentado sobre os querubins onde é invocado o seu nome.
7 E puseram a arca de Deus em cima dum carro novo, levando-a da casa de Aminadab, e Oza e seu irmão conduziam o carro.
8 Mas David e todo o Israel faziam ver a sua alegria diante de Deus com toda a sua força em cânticos, e tangendo cítaras e saltérios, e tambores, e timbales, e trombetas.
9 E tendo chegado à eira de Quidon, estendeu Oza a sua mão para sustentar a arca, porque um boi respingando a tinha feito inclinar.
10 Irritou-se pois o Senhor contra Oza, e o feriu por ter tocado a arca, e morreu ali diante do Senhor.
11 E David se afligiu, porque o Senhor tivesse ferido a Oza; e chamou àquele lugar: A Divisão de Oza, até o dia de hoje.
12 E temeu David então a Deus, dizendo: Como poderei eu trazer para minha casa a arca de Deus?
13 E por esta razão a não fez vir para sua casa, isto é, para a cidade de David, mas a fez levar para casa de Obededom de Geth.
14 Ficou pois a arca de Deus em casa de Obededom três meses; e o Senhor abençoou a sua casa, e tudo o que lhe pertencia.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.