Bíblia do Caminho  † Temática

Religião Página inicial Próximo Capítulo

Hinduísmo

Blue bar


TEMAS CORRELATOS
(Crença) (Mitologia Hindu) (Religião) (Politeísmo)
HINDUÍSMOMahabharataBhagavad GitaKrishna

O Hinduísmo é um conjunto de tradições religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas e denominações religiosas. Os Hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por deidades individuais como Vishnu, Shiva e Shakti. O Hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

O Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia e os Estados Unidos.

O Hinduísmo é considerado a mais velha religião ainda existente do mundo. Ao contrário de outras grandes religiões do mundo, o Hinduísmo não possui apenas um único fundador e é baseado em vários textos religiosos desenvolvidos por vários séculos que contém insights espirituais e providem uma guia prática para a vida religiosa. Entre tais textos, os antigos Vedas são normalmente considerados os mais autoritários. As outras escrituras incluem os dezoito Puranas, e os épicos Mahabharata e Ramayana. O Bhagavad Gita que está contido no Mahabharata, é um ensinamento amplamente estudado que nos dá uma destilação das verdades superiores dos Vedas “Hinduísmo” originalmente indicava uma região geográfica. Por esse motivo, alguns grupos indianos mais tradicionalistas defendem que a religião é mais adequadamente chamada de Sanatana Dharma, significando “Religião Eterna”.

A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos Avatares da divindade suprema, Brahman. Particular destaque é dado à Trimurti - um trindade constituída por Brahma, Shiva e Vishnu. Pode parecer estranho para os padrões de uma cultura cristã, mas o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Krishna, Avatar de Vishnu e personagem central do Bhagavad Gita. (Fonte: W)


Mahabharata


O Mahabharata (em sânscrito, grande Índia) é o grande épico hindu, ditado por Krishna-Dwaipayana Vyasa, o compilador. Sua versão completa, incluindo o Bhagavad Gita, supõe-se que seja do século 8 a.C..W

Vide, um trecho extraído do Mahabharata, na lição: Os Pandus e os Kurus — A reencarnação na Antiguidade.


Bhagavad Gita


A Bhagavad Gita (A Canção do Senhor) é um texto religioso Hindu. Faz parte do épico Mahabharata, embora seja de composição mais recente que o todo deste livro. Na versão que o inclui, o Mahabharata é datado no século IV a.C.

O texto, escrito em sânscrito, relata o diálogo de Krishna, uma das encarnações de Vishnu, com Arjuna, seu discípulo guerreiro, em pleno campo de batalha. Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da autorealização. No desenrolar da conversa são colocados pontos importantes da filosofia indiana, que incluía já na época elementos do Bramanismo e do Sankhya. (…)

O Bhagavad-Gita é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo. A filosofia perene do Bhagavad-Gita tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores da humanidade, tendo influênciado de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas.W


Krishna


De acordo com a tradição Hindu, Krishna (कृष्ण em Devanagari) é o oitavo avatar de Vishnu.

É citado no Mahabharata, mais exatamente no Bhagavad Gita, e é considerado, segundo o Movimento Hare Krishna (ISKCON), a Suprema Personalidade (Deus), sendo assim, a origem de todas as encarnações seguintes.

Krishna e suas histórias aparecem nas diversas tradições filosóficas e teológicas hindu. Embora, algumas vezes diferentes nos detalhes, ou até mesmo contradizendo as características de uma tradição particular, alguns aspectos básicos são compartilhados por todas elas. Estes incluem uma encarnação divina, uma infância e uma juventude pastoral e a vida como um guerreiro e professor. A imensa popularidade de Krishna fez com que várias religiões não-hindus que se originaram na Índia tivessem suas próprias versões dele. (Fonte: W)


Vide um diálogo entre Krishna e Arjuna na lição: Pandus e Kurus — A reencarnação na Antiguidade.


Hinduísmo (Consulte também as categorias existentes) W


.