As experiências realizadas no Lar da Caridade através do “Trabalho” e da “Escola dentro da Instituição”, promoveram a integração dessa grande família em todos os setores da atividade humana.
A expressão desse nosso pensamento é confirmada pelos profissionais que integram a nossa sociedade, no campo do magistério, medicina, advocacia, enfermagem, contabilidade, agricultura e outras profissões, e que estiveram sob a responsabilidade da Instituição, na infância e na juventude.
Todos os estudos desses profissionais, filhos da Casa, foram proporcionados e mantidos pela própria Instituição, preparando-os para assumir as suas responsabilidades futuras.
Podemos dizer que o Lar da Caridade cumpre o seu objetivo de promoção humana dos irmãos nossos, que por força do destino, constituem essa grande família.
Tanto a nossa estimada amiga Aparecida, como todos os que conhecem essa nobre Casa Assistencial, têm a imensa satisfação de presenciar os chefes de família no lar cristão que constituíram, trabalhadores e honestos, capacitados profissionalmente, para o prosseguimento da sua existência dentro do padrão moral necessário ao estabelecimento da dignidade da vida.
O Lar da Caridade, pelo seu caráter formativo, sempre se empenhou na ASSISTÊNCIA PELO TRABALHO, e na recíproca que é plenamente verdadeira — O TRABALHO PELA ASSISTÊNCIA.
Izabel Bueno