Realizando visitas regulares ao Sanatório de Pirapitingui, em Itu/SP, tivemos o prazer de conhecer D. Elena Tumenas, que em 1980 também passou a frequentar aquele asilo-colônia de hansenianos.
Em conversa informal, D. Elena relatou-nos que nunca havia pensado em realizar aquele tipo de visita fraterna, mas que, por influência de seu filho Elcio, já desencarnado, pretendia fixar ali trabalho permanente de assistência social.
Tomamos contato, então, com a série de 13 mensagens do Espírito de Elcio e, após autorização de Chico Xavier e do próprio Espírito, demos início a um trabalho de pesquisa que culminou com a edição deste livro.
Infelizmente, depois de pronto o texto, Chico Xavier, o Autor psicográfico do livro, já não estava podendo, por motivo de saúde, fazer o prefácio, razão pela qual resolvemos editá-lo, após seu desencarne, com o devido crédito de autoria mediúnica.
Elcio Tumenas, filho de Elena Tumenas e Antonio Tumenas, nasceu a 1º de janeiro de 1956, em São Paulo, capital.
Seus primeiros passos na formação escolar foram dados no Colégio São Miguel Arcanjo, de Vila Zelina, do pré-primário ao fim do primário.
O curso ginasial foi feito no Ginásio Estadual Firmino de Proença e o colegial, no Curso Objetivo.
Aos 18 anos, Elcio ingressou na Faculdade de Engenharia Mauá, e estava no último ano quando veio a sofrer o acidente que determinou sua partida deste mundo. Este ocorreu ao inspecionar uma obra de estrutura metálica, em São Caetano do Sul, quando caiu inexplicavelmente da mesma.
Sua mãe conta que Elcio era muito esforçado e desde o primeiro ano de faculdade já trabalhava. Era alegre,jovial e, como todo rapaz, tinha muitos planos para o futuro.
A nota de destaque de sua maneira de ser, como iremos confirmar nas mensagens espirituais, era o seu apego à família, não obstante ser muito bem relacionado no bairro de Vila Zelina, onde residia.
Elcio era exímio praticante de alguns esportes, tendo sido Campeão Paulista de Basquete na categoria pré-mirim pelo Clube Atlético Juventus. Também se dedicava às artes e tocava piano e violão.
Elcio nasceu em São Paulo em 1º de janeiro de 1956 e desencarnou na mesma cidade em 4 de abril de 1978.
Eduardo Carvalho Monteiro