O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Taça de luz — Autores diversos


32

Cruzes e algemas

1 Observa o longo caminho em que transitas no mundo e notarás que todas as criaturas jornadeiam na Terra entre cruzes e algemas.


2 Cruzes talhadas pela misericórdia de Deus.
Algemas forjadas pelos próprios homens.


3 Cruzes que elevam.
Algemas que aniquilam.


4 Cruzes que bendizem.
Algemas que amaldiçoam.


5 Cruzes que iluminam.
Algemas que ensombram.


6 Não desprezes o madeiro das obrigações em que a Sabedoria do Senhor te situa, porque todas as almas que sobem o monte da evolução, transportam consigo as cruzes redentoras do trabalho e da disciplina.


7 Onde se destaquem progresso e sublimação aí enxameiam cruzes diversas. Possuímo-las por toda parte, em todos os feitios e em todos os tons de luta.

8 Aqui, constituem o esposo difícil, a companheira desesperada e o filho ingrato e incompreensivo…

9 Acolá, descobrimo-las na solidão e na enfermidade, na penúria e no sofrimento, na dor e no sacrifício, tanto quanto mais além, reconhecemo-las na popularidade e na inteligência, no fausto e no ouro, na responsabilidade e no poder…


10 Procura aceitar com valor e serenidade os preciosos deveres que o Senhor te confia, porque das cruzes abandonadas nascem as trevas da rebeldia e do orgulho, que perturbam o coração e ensanguentam os filhos rebelados da Terra.

11 Quantos lhes abominam os braços santificantes, sacudindo-lhes o jugo, não raro, descem à sombra e à viciação, à loucura e à delinquência, em que padecem, às vezes, por séculos dolorosos, nos grilhões do remorso e do crime, do desequilíbrio e do desencanto que inventaram para si mesmos.


12 Abraça na cruz que te honra o caminho a bênção da própria vida e agradece-lhe o suor do trabalho e as lágrimas da renúncia que te faça verter, porquanto se apenas a Cruz do Cristo, — o Anjo sem culpa, — foi capaz de instilar-nos a luz da ressurreição, somente a cruz de nossas dores no resgate de nossos erros, será capaz de impelir-nos à posse da Vida Eterna.


Emmanuel



Psicografia em Reunião Pública.
Data — 1956.
Local — Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir