1 Observada do Plano espiritual a celeuma no Rio de Janeiro, em torno da incineração dos cadáveres, a ser estabelecida por lei, reparamos que o assunto não é realmente para rir.
2 De um lado, temos os legisladores preocupados com a terra dos cemitérios, e, de outro, as autoridades eclesiásticas lançando a excomunhão sobre os responsáveis pelo movimento inovador. 3 Entre os atores da peça, vemos os defuntos de amanhã, sorridentes e bem humorados, apreciando a pugna entre a igreja e a edilidade carioca.
3 Aqueles, como nós, que já atravessaram a garganta da sombra, seguem a novidade, com a apreensão das pessoas mais velhas, à frente de um parque de crianças.
4 O problema da cremação do corpo, realmente, deveria merecer mais demorado estudo nos gabinetes legislativos.
5 Há muito caminho por andar, antes que o homem comum se beneficie com a verdadeira morte.
6 A cessação dos movimentos do corpo nem sempre é o fim do expressivo transe.
7 O túmulo é uma passagem especial, a cujas portas muitos dormem, por tempo indeterminado, criando forças para atravessá-las com o preciso valor.
8 Morrer não é libertar-se facilmente.
9 Para quem varou a existência na Terra entre abstinências e sacrifícios, a arte de dizer adeus é alguma coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo Espírito, mas para o comum dos mortais, afeitos aos “comes e bebes” de cada dia, para os senhores da posse física, para os campeões do conforto material e para os exemplares felizes do prazer humano, na mocidade ou na madureza, a cadaverização não é serviço de algumas horas. Demanda tempo, esforço, auxílio e boa vontade.
10 Por trás da máscara mortuária, muitas vezes, esconde-se a alma, inquieta e dolorida, sob estranhas indagações, na vigília torturada ou no sono repleto de angústia.
11 Para semelhantes viajores da grande jornada, a cremação imediata do comboio fisiológico será pesadelo terrível e doloroso.
Eis porque, se pudéssemos, pediríamos tempo para os mortos.
12 Se a lei divina fornece um prazo de nove meses para que a alma possa nascer ou renascer no mundo com a dignidade necessária, e se a legislação humana já favorece os empregados com o benefício do aviso prévio, por que razão o morto deve ser reduzido à cinza com a carne ainda quente?
13 Sabemos que há cadáveres, dos quais, enquanto na Terra, estimaríamos a urgente separação, entretanto, que mal poderá trazer aos vivos o defunto inofensivo, sem qualquer personalidade nos cartórios? 14 Não seria justo conferir algumas semanas de preparação e refazimento ao peregrino das sombras, para a desistência voluntária dos enigmas que o afligem na retaguarda?
15 Acreditamos que ainda existe bastante solo no Brasil e admitimos, por isso, que não necessitamos copiar costumes, em pleno desacordo com a nossa feição espiritual.
16 Meditando na pungente situação dos recem-desencarnados, no Rio, observo quão longe vai o tempo em que os mortos eram embalados com a doce frase latina — “Requiescant in pace”. [Descanse em paz.]
17 Não basta agora o enterro pacífico! É imprescindível a apressada desintegração dos despojos! 18 E se a lei não for suavizada com a quarentena de repouso e compaixão para os desencarnados, na laje fria de algum necrotério acolhedor, resta aos mortos a esperança de que os saltitantes conselheiros da cremação de hoje sejam amanhã igualmente torrados.
Irmão X
(Humberto de Campos)
Psicografia em Reunião Pública.
Data — 26-7-1952.
Local — Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.
Nota da redação — O Projeto-Lei da Câmara dos Vereadores, que dispõe acerca da cremação nos cemitérios administrados pela Santa Casa de Misericórdia, foi vetado pelo Sr. prefeito do Distrito Federal, nove dias depois de o Irmão X transmitir a mensagem supra. O Sr. prefeito, entretanto, declarou que qualquer instituição ou seita religiosa poderá livremente instalar fornos crematórios.
[1] No livro impresso o título desse capítulo é “Irmão X se manifesta sobre o problema da cremação.”