O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


97

Divina escola, a da vida

28|10|1942


1 Meus filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes ao coração e ao lar muita paz e muita luz divina.

2 Encontro-me igualmente satisfeito nesta fase ativa de provas em que se encontram os netos. Muito encorajador o esforço de ambos, esperando em Deus que recebam o melhor êxito nesses testemunhos de trabalho anual. Enfim, meus filhos, nenhum de nós outros permanece ainda ausente do aprendizado. Divina escola esta, a da vida, onde cada dia nos traz ensinamento novo. Quantas vezes a dificuldade se tem arvorado em nossa educadora? Quantos problemas em cada situação e em cada emergência da estrada evolutiva? É o colégio de Deus, obrigando-nos as almas. Sempre páginas em branco, isto é, oportunidades novas para que apresentemos lições bem organizadas e bem preparadas. 3 As estações de exame são inumeráveis. Vão em escala sublime, desde as ocasiões de alegria às tristes sensações do fim de determinadas experiências, tristes sensações, digo, quando não formos capazes de alimentar as claridades da fé, no fundo do coração. E ainda aqui as provas da escola da vida não cessam. O educandário é enorme. É indispensável auxiliar nos serviços imensos e em semelhantes tarefas o ensejo de testemunhar é cada vez mais complexo, porque elevação de ideal ou de pensamento significa dilatação de campo. O homem, observando a paisagem da obscuridade do vale, fixará algumas necessidades do caminho ou da região, mas o que escalou a montanha vê mais longe! O quadro acompanha o horizonte infinito!

4 E assim, copiando o serviço das crianças, temos igualmente o nosso em estudos e demonstrações que transcendem o milênio.

5 Conforme tive ocasião de observar, em páginas passadas, a visita do Fausto em casa me trouxe satisfação justa. Reunir o maior número de contentamentos domésticos é sempre agradável. Não se impressionem, todavia, quanto ao que ocorre. O assunto se prende à paisagem do pretérito e, não obstante nosso melhor desejo, a luta espiritual necessita atingir objetivos justos. Nas derradeiras reminiscências levantadas por Emmanuel, não chegaram vocês a fixar a figura, de modo direto, mas a influenciação de Plotina, ao lado de Susana ainda se verificou de maneira forte, embora esse detalhe escapasse à organização do livro, por desnecessário ao objetivo de edificação geral.

6 A atualidade nos dias que correm assinala a presença de poderoso elemento espiritual que não se desligou delas. Naturalmente, a sensibilidade psíquica mais evoluída registrou o caso antes da percepção geral. E, desse modo, sem divagarmos dispersivamente, bastará recorrer à imagem da escola. E mais um caderno para o aprendizado de meu espírito paternal. Estou trabalhando e confio em que tudo será bem solucionado no plano em que hoje me encontro. Quanto à cooperação de vocês, esta deve ser a da vibração mental, em desejos fraternos e preces de auxílio amoroso. Creio que não preciso dizer mais. 7 A Esfera invisível é um campo de serviços, por vezes, ásperos, mormente em nos referindo a essa imensa “habitação imediata” dos recém-desencarnados, junto aos fluidos da humanidade terrena. Existem, com respeito à morte do corpo, os mais vigorosos enganos no mundo. 8 Para esmagadora percentagem de criaturas terrestres, “morrer organicamente” é mudar de cidade para outra. E os ódios, as aversões, os sinais de compromissos não cedem lugar, como também não cedem aqui neste mundo da encarnação. Falem a um homem relativamente ao dinheiro, à honra pessoal, aos privilégios isolados, aos benefícios humanos, a favores e ele entenderá imediatamente. Se tangerem, porém, a tecla da profunda realidade de que permanecem na Terra de passagem e que vão se encontrar junto àqueles que o antecedem no túmulo e esse homem, mostrará um sorriso de ironia ou incredulidade. E haverá maior realidade que esta? 9 Grande número de seres aqui, onde me encontro, padecem do que poderíamos denominar “alucinações impressivas” e que fazer por esclarecê-los de maneira total, quando possuímos tantos serviços por fazer em nós mesmos? Sigamos, tratando de solucionar questões seculares na intimidade de nossos corações, certos de que somente assim poderemos ser úteis.

10 A lâmpada, depois de confeccionada, depois de convenientemente limpa, poderá receber a luz com proveito. Efetuada essa operação, estará brilhando e auxiliando a tudo e a todos, ainda que não saia do lugar que lhe seja próprio.

11 De Deus hão de chegar todos os recursos precisos. Trabalhemos, esperando o melhor.

12 Que Jesus, meus filhos, os ampare sempre e ilumine, na concessão de suas verdades sublimes. E desejando a vocês a continuidade de paz espiritual, imprescindível às realizações úteis, abraça-os comovidamente o coração dedicado do


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir