O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


83

Receitas para as longas viagens

06|03|1942


1 Meus filhos, Deus abençoe vocês para a execução da nova tarefa. Jesus permanece conosco em todas as expressões do serviço necessário. Estarei ao lado de ambos na viagem não pequena  n e espero em Deus que o sopro da paz oriente o barco de nossas aspirações de trabalho nos círculos do dever cumprido.

2 Relativamente às minhas lembranças na esfera do assunto, apenas recordo que não devem esquecer o Sal de Frutas pela manhã, ou o Sal de Uvas às refeições, um ou outro. A homeopatia, igualmente, não deve ser esquecida. Em jornadas dessa natureza, na qual os hábitos domésticos se tornam mais ou menos distanciados, é justo precaver-se o viajante no capítulo da saúde orgânica. Lembro a vocês algumas indicações, como sejam:

Gelseminum e Eupatorium - no princípio dos resfriados.

Ipecacuanha e Aconitum - nos resfriados positivos.

Beladona e Carbo Veg. - nos sintomas de mal-estar com dores de cabeça, etc.

Bryonia e Plumbum Met. - nas perturbações do fígado, etc.

Colocinthis e Pulsatila - perturbações intestinais, etc.

Lachesis e Bryonia - nos sintomas nervosos, etc.

Nux-Vomica e Chamomila - casos do aparelho gastrintestinal, etc.

Cantharis e Cannabis Sat. - no mau funcionamento dos rins.

3 Outra recomendação de interesse é a do uso de águas minerais, algumas vezes — não sempre —, nas refeições tomadas em ambiente estranho ao círculo familiar. Todas as noites, água pura no aposento de dormir, porque, através dela, hão de receber muitos benefícios gerais.  n

4 Quanto ao mais, meus filhos, a indicação máxima no que se refere às experiências novas é a do culto vivo de Jesus no alimento diário do coração. Em suas luzes, tudo é secundário ou menos importante.

5 Deus nos ajudará. Que a Sua bondade nos acompanhe, são os votos muito sinceros do


Papai



[1] Nota da organizadora: refere-se a uma viagem à Bahia, onde se realizaria uma exposição de animais em que Rômulo seria juiz.

[2] Nota da organizadora: o livro 50 anos depois relata vários episódios que comprovam a predileção de Helvídio Lucius pelo ambiente rural. No livro Renúncia, Cirilo Davenport tornou-se, na América do Norte, abastado plantador e comerciante de fumo. Rômulo, fiel aos seus ideais espirituais, foi estudar na Inglaterra os mais avançados métodos da época relacionados com a pecuária. Tornando-se diretor da Fazenda Modelo e chefe da Inspetoria Regional de Fomento da Produção Animal do Ministério da Agricultura, em Pedro Leopoldo, viajava por todo o Estado de Minas Gerais, e, às vezes, por outros estados e para o exterior. Por esta razão, em diversas mensagens encontramos referências, apreciações e recomendações para as viagens.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir