14|08|1940
1 Meus filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes paz, saúde e luz.
2 De volta ao lar, festejo o regresso dos corações ao santuário de nossas preces sinceras. Várias vezes estive na companhia de ambos, auxiliando-os na solução dos problemas pequeninos, não por que eu possa coisa alguma, mas porque os amo e o amor pode muito em toda situação.
3 No dia de suas meditações no velho ambiente dos nossos livros, meu filho, eu estava com você e, passo a passo, acompanhava o carinho de suas recordações. Indiretamente, quis fazê-lo sentir a precariedade da vida humana e a grandeza de esforço.
4 Você me compreende quando me exteriorizo assim. Quero referir-me ao sentimento de proveito dos bens reais da vida e nós, que tanto havemos trabalhado na aquisição das experiências espirituais, observamos que são muito poucos os que se interessam pelos ensejos de espiritualização. Entretanto, tudo está em posição natural. A Sabedoria Divina tudo dispôs com êxito e profunda harmonia. O caminho de alguém que muito estude e muito se aplique dá ideia da magnanimidade do Criador. Observa-se que no mesmo caminho passam criaturas distraídas e indiferentes, porém bastou que uma alma só desejasse a luz da estrada para que Deus a socorresse com centenas de livros amigos, com aluviões de experiências úteis e de sagradas oportunidades, onde o espírito encontre a beleza da exemplificação.
5 Minha palavra para o seu coração é a da afeição dedicada e fiel. A outros eu deveria me manifestar de outra forma, pois a Sabedoria Divina nos ensina que somente devemos dar a alguém aquilo que lhe seja útil. E eu vejo a utilidade de nosso intercâmbio sincero de coração para coração. Os elos que nos unem não estão circunscritos a uma cadeia estreita de tempo, mas sim perdem-se na sucessão de tempos infinitos. Você e Maria têm andado altamente unidos ao meu espírito no escoar de existências incessantes. Através dos erros, em que procuramos acertar, temos constituído o triângulo da energia, onde alguns companheiros de eras remotas vêm repousando nas experiências proveitosas até que a redenção se faça, luminosa, no âmbito geral. Cada grupo tem essas figuras de força que atraem os demais componentes para a regeneração final. Aquele grande bloco de criaturas, sob o nosso cuidado, há tantos séculos, muito há exigido de nossas forças.
6 Do outro lado, vemos o grupo de Júlia Spinter igualmente aureolado pelas ânsias da redenção. Cada elemento integrante de nossa grande família espiritual recebe esse impulso de esperança sagrada para o Mais Alto. Depois de me externar sobre isso, perguntará a nossa boa Maria qual a sua posição e eu lhe direi que o seu coração é daqueles da base, onde o triângulo repousa para conseguir uma ação com Deus. Ela é a força em si mesma, proporcionando a você, meu filho, as experiências mais perfeitas a caminho da redenção ou iluminação final. É o nosso grande e profundo caminho!… 7 Quantos séculos de aproximação e de dor, de dificuldades e de quedas, de angústias e de esperanças supremas e fracassadas? Só sabemos que penetrando o coração aí encontramos a enseada de uma paz que o mundo não pode roubar: a paz de quem ama profundamente, de quem se sente nos braços uns dos outros, apesar da tempestade e da noite. Esse é o cimento divino da felicidade das almas, é o reconhecimento santificado e eterno ao Deus de bondade, ao Pai que nos uniu. Somos, pois, como criaturas que alcançaram uma ressurreição perene. A única morte é a morte do espírito nas correntes pesadas do mundo. Mas nós sentimos que somos corações em voo para uma vida maior. 8 Eis, nisso tudo, meus filhos, a nossa ventura real, inacessível a todos os malfeitores e traças dos caminhos obscuros da Terra. Deus os abençoe.
9 Para a sua saúde, minha filha, use alternadamente o Gelseminum e o Ipecacuanha, de 5ª Dois dias bastarão. Em seguida, embora deva prosseguir no tratamento que lhe foi aconselhado, será útil que faça uso da tintura-mãe de Nux-Vomica, como o Rômulo, o que fará grande bem ao seu organismo.
10 Agora, filhos, deixo-lhes o meu abraço para os netos e desejando-lhes todos os bens, junto de vocês e sob as bênçãos de Deus, sou o papai que pede a Jesus pela paz de todos.
A. Joviano