04|08|1939
1 Meus filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita tranquilidade ao lar e ao coração. Novamente no santuário doméstico, sinto-me feliz por vê-los terminando com êxito mais uma etapa das lutas terrestres, com a viagem recente ao Rio. Também eu, meu caro Rômulo, procurei assistir a você, em suas visitas e palestras à nossa velha casa. Sua palavra à mamãe fez muito bem ao seu espírito, igualmente abatido nas lutas. Senti-me ditoso observando vocês em tudo e pedi a Deus lhes fortalecesse os corações nas menores atitudes para que a paz íntima de ambos não viesse a se prejudicar nas vibrações da incompreensão e do desconhecimento de nossos assuntos espirituais. 2 Em casa, filhos, tenho feito quanto me é possível para modificar as diretrizes religiosas das filhinhas, vítimas das ilusões que nos são conhecidas, mas, conhecendo a verdade de que somente aos poucos poderemos conseguir o muito, vou conduzindo a cada qual a minha singela contribuição de carinho e de amor, indiretamente.
3 Do passado, venho experimentando com vocês as mesmas emoções nas reminiscências felizes ou dolorosas. Por essas revelações parciais poderão imaginar o complexo de nossa situação espiritual, esperando em Jesus que o trabalho de Emmanuel possa trazer-nos os melhores proveitos. Seja ele mais um ponto de luz assinalando a grandiosa meta a atingir, e que constitui a nossa redenção integral para os Planos felizes.
4 Tenho recebido do espírito santificado de Célia os mais doces eflúvios, eflúvios esses que busco repartir com vocês e que se traduzem em saúde, em paz, em coragem, em compreensão e amor à verdade.
5 Apesar de abstratos, esses dons são poderes e são coisas que nós recebemos dos planos mais elevados, como o homem materializado recebe as coisas concretas dos patrimônios do mundo.
6 Você, Maria, deve usar elementos homeopáticos contra os sintomas de resfriamento. O Alium Sativum ou o Ipecacuanha serão úteis a você, em uma boa dose, ainda hoje. Com o repouso desta noite, espero que amanheçam mais fortalecidos e bem dispostos amanhã.
7 O Roberto deve continuar o tratamento indicado, observando muito o problema da alimentação, pois o caso dele vem de uma intoxicação intestinal muito forte. Com o amparo de Jesus, há de se restabelecer.
8 Emmanuel está presente e os saúda. Pede-me o nosso amigo encerrar as preces da noite na paz do Mestre divino.
9 Que Deus lhes conceda muito boa noite!
10 E deixando a vocês ambos um ósculo paternal, rogo a Deus que lhes aumente cada vez mais os bens de espírito a caminho das mais elevadas conquistas para a Imortalidade. São esses os votos que faz o coração muito amigo do papai que não os esquece,
A. Joviano