O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


210

Os meus sinceros parabéns ao Rômulo

19|12|1945


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, conferindo-lhes muita saúde e paz aos corações.

2 Antes de assinalar os meus agradecimentos pelo carinho que me ofereceram a 14 último, trago a você, Rômulo, os meus sinceros parabéns por mais um dezembro, mais um natal, cheio de obrigações bem cumpridas e de júbilos familiares.

3 Desejava, francamente, significar ao seu espírito minha alegria e gratidão pela passagem de seu natalício. Entretanto, de coisa alguma disponho agora para materializar os meus sentimentos. Em compensação, trago-lhe o meu afeto imperecível, com os reiterados votos de paz e bom-ânimo ao seu coração.

4 Faz bem descansar a alma durante algumas horas para acordar caminhos percorridos. Os espinhos vencidos, as pedradas ao olvido, os dissabores a distância fazem-se sentir de modo especial no coração, erguendo-nos o padrão de esperança e otimismo sagrado. Siga, meu filho, seu caminho de realização. É possível que o entendimento exterior seja tardio, provável que as circunstâncias terrenas sejam adversas, crível que a solidão venha muitas vezes visitar suas cogitações mais íntimas. Entretanto, algo não faltará: a Bondade Divina que nos suprirá de recursos, de acordo com as nossas necessidades. Atenda ao seu dia, cultivando a lavoura do serviço e edificando o castelo da paz, a fim de que a harmonia presida os seus movimentos. Haja o que houver, haverá sempre luz e realização, pão de luta benéfica e água viva da fé, solucionando seus problemas de trabalhador dedicado e sincero.

5 O esforço persistente a que se entregou, “garimpando” as gemas da sabedoria nas letras evangélicas, não é vão. No mundo de agora, você não achará bolsa para operar nesse comércio de valores definitivos, mas, de fato, é melhor que assim seja. Suas reservas do “lado de cá” serão maiores, seus títulos obterão maior rendimento. Apenas se pede ao depositante desse “ouro divino” que não haja esmorecimento, que prossiga em tarefa incessante e metódica nas águas do “rio sublime”, porque os tesouros são efetivamente infinitos e as possibilidades, sem conta. Não tenha dúvida.  6 Sob o ponto de vista do imediatismo, não pode você aguardar o coroamento de seus esforços na crosta da Terra. A tarefa por aí ainda é de “desbastamento”, de “derrubada”, de “limpeza” e de “preparação”. Estamos construindo alicerces com o Cristo, que lançou a pedra fundamental do reino de Deus entre os homens de carne há quase dois mil anos. Entretanto, à medida que sofrer com o seu ideal, mais claro se fará sentir o caminho para o futuro e não devemos permutar luzes por sombras, valores eternos por votos efêmeros. Continuemos no serviço da edificação necessária. Essa, meu filho, a lembrança amiga de seu pai no 19 que passa. Que Jesus conceda a você longos e abençoados anos de realização para a vida eterna, na oficina do serviço, no santuário do lar, no templo da fé viva!

7 Muito agradeço a vocês pelos júbilos da sexta-feira finda. Os amigos fizeram-me tamanha demonstração de apreço que eu mesmo, surpreendido e preocupado, pedi a Jesus me faça digno de tantas considerações afetuosas e reconfortadoras!

8 Assinalo aqui a vocês meu infinito reconhecimento. O altar da prece estava tão belo no interior como no exterior. Sensibilizou-me o carinho da exposição de ternura entre as flores com que me presentearam. A figura do João de Barro, no livro, avivou-me reconfortantes reminiscências. Não faltou nem mesmo o “in memorian” dos nossos amigos. 9 Muito grato, meus filhos, pela noite consagrada à recordação e à prece que me dedicaram. Estou satisfeito e feliz. Que poderia desejar mais que isso? O afeto de vocês é minha riqueza “que as traças não destroem”. Tanta traça me atacou os patrimônios do passado que esse sagrado depósito me enche de luz, alegria e satisfação. Agradeço ao Casimiro Cunha os versos trazidos. Ainda não tenho escola, nem templo. Sou aprendiz do Evangelho na igreja universal do Cristo Jesus. Mas agradeço a lembrança e faço votos para que a nossa alegria se repita para a minha edificação.

10 Você, Wanda, está com um resfriado de vulto. Durante estes dias, evite o vento no tórax, protegendo-se como convém. Com os remédios indicados, porém, você melhorará depressa, com o auxílio divino. Se surgir alguma dor, na zona do peito, use o Pulmonina. É bom preventivo. O Anemoglan destina-se a melhorar as suas reservas de cálcio.

11 Boa noite para todos vocês!

Mais uma vez, meu caro Rômulo, deixo a você um apertado, grande e afetuoso abraço.

Feliz Natal a todos! Que Jesus, na grande noite, lhes encha o coração de júbilos celestes! Estarei com vocês de coração a coração! Que Deus os abençoe e proteja sempre, são os votos do papai que lhes deixa carinhosas lembranças,


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir