12|12|1945
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita saúde e paz.
2 Venho cumprimentar o Roberto, de volta ao lar. Ele é bem o nosso “expedicionário” em luta áspera por obter o futuro melhor. E a batalha que sustenta é contínua — combate no setor social, no campo educativo, na esfera individualista.
3 Sim, Roberto, compreendemos seu trabalho e pedimos a Jesus para que a Divina Inspiração derrame em sua mente e em seu coração bênçãos renovadas de luz e paz, de maneira que você possa construir seus caminhos sem maiores dificuldades. Desejamos a sua saúde, excelente estágio no círculo doméstico e que o seu organismo se refaça. Para a frente e para o alto, deve ser o nosso tema. Não estacione, meu filho. Prossiga sempre. 4 Cada dia tem a sua mensagem particular, cada prova, a sua lição. Nem sempre sabemos aproveitar todos os dias e nem sempre correspondemos à prova a que somos conduzidos pela Providência. Com a atitude do viajante corajoso, porém, o caminho ser-nos-á mais luminoso, mais aberto, oferecendo acesso às divinas fontes da vida. 5 Creia que estou em sua companhia sempre que posso. É o determinismo do amor construtivo, que vigia e opera com regularidade invariável. Sobretudo, Roberto, conserve serenidade e destemor. Entendemos a extensão e a complexidade do esforço conferido ao seu espírito jovem, mas contamos com o seu equilíbrio nas manifestações diárias da luta, induzindo-o a inclinações injustificáveis. 6 Cultive a oração, ainda mesmo que os obstáculos pareçam insuperáveis a você. Cultive-a e receber-lhe-á os frutos substanciosos. Com semelhante luz, as obscuridades se dissiparão. Não esqueça da lanterna bem acesa, com luz bem viva, porque a noite escura vem sempre em seguida ao dia brilhante para conferir-nos as aquisições. Deus o abençoe, meu neto, enchendo-lhe as férias de paz edificante e saúde equilibrada.
7 Rômulo, você poderá prosseguir com os seus medicamentos e aplicações. Os benefícios são grandes e você mesmo pode medir-lhes a extensão. Quanto ao esgotamento súbito de forças que o assedia, de vez em quando, terminada a tarefa de socorro magnético, em caráter coletivo, estamos estudando um meio de colocá-lo a salvo de semelhantes perturbações, que se verificam, embora, pelo mínimo. O fenômeno passará.
8 Quanto a você, Maria, use os elementos homeopáticos — Gelseminum e Bryonia, durante cinco dias. Farão à sua saúde grande bem! Estamos auxiliando o seu organismo através de passes, movimentando recursos do nosso plano de ação.
9 Agora retiro-me, porque o Elísio Carvalho Brito veio comigo trazer alguma coisa ao coração paterno. Escreverá uma pequena carta ao velho amigo.
Boa noite para vocês todos! Guardem o coração muito afetuoso e grato do papai,
A. Joviano