O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


192

Na data da nomeação para a Granja…

26|07|1945


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita paz aos corações.

2 Os nossos amigos receberão os valores intercessórios da palestra. Que eles aproveitem a luta de agora para encontrar o equilíbrio que lhes é necessário, são os nossos votos ardentes.

3 Acompanho, interessado, as providências da viagem. Deus conduza vocês, semeando bom-ânimo e alegria em seus corações.

4 Talvez, meu caro Rômulo, não se recorde você de que estamos precisamente na data do aniversário de sua nomeação para Encarregado da Estação de M. Riachuelo: 25 de julho de 1919, se não me falha a memória.

5 Creio que estou lembrando acertadamente. São 26 anos de labor ativo, dos quais você deve orgulhar-se. Não estou computando o tempo inicial de seu serviço de criação, instalação e organização do estabelecimento. Faço menção especial do fato para justificar e incentivar a sua necessidade de melhoria no capítulo da compensação de trabalho. Não falo aqui por sua pessoa, nem me refiro à sua condição de meu filho muito caro! Faço referência à sua personalidade doméstica de esposo e de pai, e destaco o servidor consciencioso e devotado. E se não me prendo a considerações do presente com estas lembranças, estou vigilante para com o futuro. É por isso que você deve esforçar-se, no máximo, com respeito à obtenção da promoção provável. Movimente seus amigos, peça o reconhecimento de seu trabalho, insista junto daqueles que mantêm nas mãos as chaves políticas.

6 Em 1943, senti-me no dever de pedir ao seu coração absoluto desprendimento por qualquer defesa de seus direitos, observando que a situação era presidida por criaturas pouco permeáveis ao espírito de reconhecimento dos próprios erros. Mas agora a posição é de pleito digno, num campo de franqueza fraternal, em que um homem de bem solicita o que lhe é devido. Em razão disso, faça seus movimentos nesse setor, despreocupado de você. Lembre-se do instituto doméstico. Não estará reclamando direitos de Rômulo Joviano, estará defendendo o seu lar, cujas bases seguem para a frente, para o futuro infinito. 7 Sinto-me na obrigação de ser bem claro, nestas páginas, porque conheço quanto repugna ao seu espírito a solicitação de melhorias ou vantagens pessoais. Entretanto, como vê, não se trata de você só. O assunto envolve a organização familiar e pede seu bom-ânimo. Vamos à luta! Se a promoção não vier, estaremos contentes conosco, porque teremos feito o que se encontra em nossa esfera de possibilidades. Há ocasiões em que o homem necessita converter-se em soldado, transformado em franco atirador, não para defender a si mesmo, nem destacar-se, mas preservando o patrimônio que fica à distância das trincheiras. Esse o caso. E desagradável a competição e a luta, um tanto ou quanto indesejável, mas é preciso experimentá-las.

8 Estamos muito satisfeitos com a sua evolução nos serviços magnéticos de auxílio. Continue, meu filho, e verá os horizontes cada vez mais belos que se desdobrarão aos seus olhos. Relativamente à saúde, o nosso receitista amigo aconselha para a Maria: Ruta 5ª, Ipecacuanha 5ª, Hydrastis 5ª, Spongia Mar 5ª, durante 8 a 10 dias. Para a Wanda: Gelseminum 5ª, Bryonia 5ª, Eupatorium 5ª, durante 4 dias.

9 Pedi a ele estas indicações em face das necessidades da viagem. Você, meu filho, leve consigo a pequena bagagem com os elementos que nos são familiares. Não preciso enumerá-los.

10 Uma coisa peço a você, Maria: quanto lhes seja possível, visitem a praia e façam ambos ginástica respiratória, por alguns minutos, com os ares iodados do mar. Há de fazer-lhes grande bem esta providência. A atmosfera marinha possui maravilhosos recursos para melhorar o sangue e deve ser aproveitada por todos aqueles que já recebem as bênçãos da natureza e de Deus.

11 Que a divina paz os acompanhe. Por onde estiverem, sentirão a minha presença espiritual, porque ultimamente tenho trabalhado mais pelos nossos familiares do Rio e isto me facilita segui-los de mais perto.

12 Boa noite! Que Jesus os abençoe e ilumine sempre. Com um abraço muito afetuoso, sou o papai de sempre,


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir