O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


190

O lar em sua expressão espiritual

11|07|1945


1 Meus filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita paz e saúde.

2 Ontem edifiquei-me também com o estudo evangélico que levaram a efeito. Aquelas noções de lar que recolheram, sob a orientação do nosso amigo João de Deus, são, simplesmente, magistrais! O lar, em sua expressão espiritual, é das bênçãos mais formosas que recebemos do eterno Pai. Que o Seu amor nos ensine sempre a cultivar essa dádiva sublime, valorizando-a ao infinito.

3 Rômulo, meu filho, estamos colaborando na restauração de suas forças orgânicas. Hoje à noite, quando você estiver aqui de algum modo (agora já podemos conversar mais), auxiliá-lo-ei com mais segurança. Você vai compreendendo a complexidade dos choques fluídicos. 4 O corpo perispiritual comunica ao organismo denso todas as desarmonias recebidas. Quantas vezes adoece alguém, buscando, em vão, a procedência? É bem difícil, de fato, localizar as origens de certos sintomas. Situá-los seria fugir à caridade fraterna e subtrair a pessoa querida ao combate evolutivo que deve sustentar até a vitória final. 5 De uma ilação não podemos ter mais qualquer dúvida: se os fluidos auxiliam e curam, há também fluidos que prejudicam e adoecem. Se existem contatos reconfortadores e que atendem à provisão de energias magnéticas por algumas horas, verificam-se igualmente contatos que molestam a criatura por algumas horas ou por longo tempo. 6 O magnetismo é uma força universal, inerente a todos os seres, em sua expressão positiva ou negativa. Jesus empregava o magnetismo do amor no serviço de edificação humana. Um ditador dos últimos tempos usou o magnetismo do ódio para seduzir uma grande nação e orientá-la para a destruição do mundo. Isso nos grandes círculos coletivos. Em nossas atividades sociais, nos campos menores, a lei é a mesma e os efeitos são iguais. 7 Há pessoas que criam, através de energias simpáticas, outras que aniquilam, através de energias aviltantes, embora sem propósitos deliberados. Os conhecimentos que conquistamos presentemente nos induzem a certas conclusões como estas, das quais não é possível fugir. Assim, continue seu trabalho, construindo com o espírito cristão.

8 Atualmente, você está chegando a uma região de sagrado compromisso, de uma de suas promessas na reencarnação atual. Comprometeu-se você num serviço de assistência a enfermos e infortunados da sorte. Não tomou semelhante obrigação em virtude de uma dívida, porque aqueles que o ajudam e amam não são cobradores, de modo algum, mas sim em obediência a sentimentos novos que lhe nasceram no coração e agora são reavivados. Atenda ao seu impulso de ajudar e siga o seu roteiro de serviço magnético aos semelhantes necessitados. Você não aprendeu isto aqui no mundo. A aquisição vem de longe e você, que recebeu as sementes, deseja, instintivamente, espalhá-las em outras sortes de “terra espiritual”. Seja feliz em seu esforço. Este vem de Deus e pertence a você inteiramente.

9 Use o Ipecacuanha combinado com o Lachesis para auxiliar em seu tratamento. Maria e Wanda igualmente podem usar Gelseminum, pelo menos uma a três doses diárias. Recomendamos o tratamento preservativo da gripe com mais repetição, em virtude da época de grandes perturbações da saúde coletiva em geral.

10 Os pequenos do José têm merecido nosso especial carinho. Não indicamos remédios, porque o organismo deles está pedindo repouso. Ser-lhes-á útil, porém, o tratamento através da alimentação fortificante, como seja a que se constitui de refeições suplementares em gemadas,  fosfatina, etc.

11 Que Deus, meus filhos, ajude a vocês e nos ampare sempre. Acompanho com simpatia a viagem que projetam, isto é, acompanho os planos que se formam. Conceda-lhes Jesus muito êxito e alegria, saúde e paz.

12 Boa noite, com os nossos votos de muito bem-estar. O nosso amigo tentará escrever pelo menos uma frase.

Guardem o coração muito afetuoso com um abraço do papai que não os esquece,


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir