25|04|1945
1 Meus caros filhos, que Jesus conceda a vocês a sua bênção, conferindo-lhes muita paz ao coração.
2 Estamos ouvindo a palestra de vocês e acompanhando o assunto referente à prova de nossos amigos. É bem grande, evidentemente, porque a ausência de equilíbrio mental apresenta um combate constante da alma para manifestar-se no instrumento. A loucura é sempre o desequilíbrio que obscurece a razão, mas que não a extingue. É por isso que os casos dessa natureza prendem-se a ascendentes muito dolorosos do pretérito e requer muita fé naqueles que os acompanham. Não faltará, porém, ao enfermo o concurso preciso e nem a cooperação à nossa amiga para que esteja sustentada na grande luta. A provação é amarga, mas é redentora. Saibamos confiar no Poder Divino.
3 Rômulo, meu filho, você pode continuar com os elementos medicamentosos em uso. Farão grande benefício ao seu organismo, de maneira geral. O ponto dolorido vai desaparecendo e com o seu desaparecimento desejamos remover também a causa, em suas raízes, para que fique livre dessa “zona nevrálgica” no campo das forças físicas.
4 Os seus estudos de passe são muito confortadores para nós. Prossiga experimentando, aprimorando seus conhecimentos nesse particular e aplicando-os quando seja possível. Tenho satisfação em conversar com você, sem palavras faladas, relativamente ao proveito de sua experiência nova. De fato, meu filho, conforme as conclusões a que temos chegado no silêncio, as atividades construtivas da Terra são belas e respeitáveis, mormente quando se conjugam aos nossos ideais e vocação de serviço, entretanto, são sempre patrimônios terrestres. 5 Conheço a extensão de seu amor às realizações do momento atual, como você conheceu meu devotamento à escola. Ambos não nos importamos com os tropeços, dificuldades, em se tratando da edificação de nossos projetos de trabalho. Ambos sofremos o assédio dos preguiçosos de todos os tempos, que atacam a colmeia da realização edificante, através da calúnia, da má-fé. Por isso mesmo, provados na mesma experiência de amor ao serviço, embora em especializações diferentes, estamos habilitados ao entendimento mútuo das situações. 6 E a verdade, meu filho, é que, não obstante feliz pelo dever cumprido, tive de deixar, como já deixei muitas vezes, a biblioteca de educador, o gabinete de estudos, o plano de lições, o pequeno mundo das crianças ou dos aprendizes de qualquer idade ou condição, que eu muito amava. Continuei a tarefa na parte espiritual de minha ligação com a obra pedagógica. 7 Valeu-me o ideal de ensinar e servir, acima da competência de formar os valores meramente intelectuais. Se eu apenas informasse o raciocínio dos alunos, não teria conseguido as facilidades que o amor de instruir me ofereceu aqui. E vou reconstituindo minha banca de trabalho, ensinando em nome daquele Mestre dos mestres. Agora que seu entendimento se liga a outros planos de ideal, posso dizer, portanto, de minha satisfação, porque, desse modo, você encontrará aqui, mais tarde, facilidades de que eu não consegui dispor nos primeiros tempos. 8 Bom é trabalhar na Terra, honrando as nossas obrigações, mas é muito melhor trabalhar na Espiritualidade desde aí, unindo os valores do mundo material e da Esfera espiritual na mesma vibração de construtividade.
9 O estudo do magnetismo com as aplicações que lhe são consequentes, no plano do bem, traz uma felicidade enorme ao coração! Você imantará seu idealismo de trabalhador em prodigiosas fontes de força e, além dos amplos benefícios que você poderá distribuir com os encarnados, conseguirá oferecer muito recurso à influência dos benfeitores daqui. Não desanime e continue. Há um campo enorme esperando cooperadores com essa especialização, do qual as necessidades dos Espíritos encarnados são a parte mínima. 10 Neste lado em que nos achamos, ao qual as almas doentes e perturbadas aportam, aos milhares, diariamente, é que vemos a necessidade dos conhecedores das leis magnéticas da vida, a fim de que os serviços da fraternidade se desdobrem com presteza e eficiência. A sua experiência com o enfermo na última reunião havida foi coroada de pleno êxito e você, por ela, pode avaliar a importância de uma colaboração desse teor. Quanto maior a sua serenidade, maior o potencial em posição de ser utilizado pelos benfeitores de nosso plano. 11 Ajude e coopere, meu filho, e esteja certo de que sempre que você der algo de construtivo, você mesmo será o primeiro beneficiado no feito. Seu cuidado com os animais encontrará também, com o desenvolvimento dessas novas energias, novos rumos de edificação, não talvez para agora, nos dias que correm, mas para aqui, onde os amigos dos seres inferiores — crisálidas de consciência — encontram vasta oficina de recursos para auxiliá-los na subida da evolução, através da espécie. Deus o abençoe por essa aquisição nova, da qual você receberá apenas informes de nossa parte e que pertencerá a você, exclusivamente.
12 Maria, se você tornar a sentir dor, não tenha receios. Continue usando os elementos indicados. E lembre-se de que o Rômulo, agora, tem novos recursos nas mãos, através dos quais poderemos fazer chegar os nossos. Tudo seguirá bem.
13 Wanda, você deve resguardar-se contra os resfriados, evitando as correntes de ar no tórax. Depois do Agrião, use 1 a 2 vidros do Anemoglan Cálcico. Fará muito bem a você.
14 Agora, meus filhos, apresento-lhe os meus votos de boa viagem. Esperemos amanhã o curso das providências a serem tomadas. Quanto ao mais, em tudo recordem o Evangelho de ontem: Jesus ensinando todos os dias.
Recebam um grande abraço do papai e vovô muito amigo de sempre,
A. Joviano