O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


173

As reuniões familiares

07|02|1945


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, ao lado de nossos estimados amigos de sempre.

2 O lar, em sua expressão superior, é sempre a divina instituição do espírito. As reuniões familiares são sempre inspiradas e belas. Falam do passado, iluminam o presente e prometem a felicidade do futuro. Que Jesus os abençoe a todos, facultando-lhes a continuação dessas oportunidades benditas de reaproximação no templo doméstico.

3 Felizmente, amigos nossos têm se manifestado relativamente ao problema que mais nos preocupa no momento — a questão do nosso amigo Clóvis, em difíceis fenômenos de prova retificadora.  n

4 Com a graça do Alto, vão observando que não lhe tem faltado assistência de nosso plano. São muitos os familiares desencarnados em missão de auxílio junto dele não somente, mas também ao lado da esposa, credora de nossas melhores atenções. Problema de curso laborioso, peçamos a bênção divina para o coração de nosso amigo, a fim de que não lhe faltem forças. Quanto a nós, prosseguiremos auxiliando-o com as nossas possibilidades e recursos daqui. Esperemos em Jesus.

5 Hoje, Roberto, venho muito especialmente falar a você, com respeito às provas que se avizinham. Eu sei que, no íntimo, você não alimenta uma confiança perfeita nos elementos que dirigirão o assunto, mas tenha muita calma e coragem para a luta. Reconheço a idiossincrasia de certos professores no trato com as matérias e com os examinandos de segunda época e justifico, de algum modo, certas observações pessoais que você vem efetuando. 6 Todavia, meu filho, urge levantar o padrão de suas energias morais para enfrentar a luta. Valha-se de todos os recursos presentes para acentuar as suas possibilidades. Não perca tempo no caso de aquisições dos valores de que necessita, mesmo porque, no momento, não vemos um ambiente superior ao de Lavras para a consolidação de seus estudos a caminho dos estudos maiores e das lições diretas para o profissionalismo sadio.  n 7 Faça um esforço, meu filho, e adapte-se quanto estiver ao seu alcance às disciplinas. Admiro Lavras pelas bases morais ali oferecidas aos jovens, o que talvez não tenhamos, com tanta defesa, em outros campos de Minas, em nos referindo a círculos universitários. É possível que outros ambientes ofereçam determinados valores no terreno imediatista, em Plano superior ao que se verifica na organização do grande educador que fundou a vida educativa da cidade a que você foi conduzido.  8 É possível que em outras regiões haja professores mais liberais e talvez mais afeitos ao conhecimento de determinados fatores condizentes com o bem-estar dos discípulos, entretanto, uma base espiritual legítima e pura vale mais que as facilidades do momento que passa. Nunca fui professor tão somente de cérebros. Sempre me rejubilei com as oportunidades de construir no coração dos alunos para que “a torre do conhecimento subisse em direção da cabeça”. É sempre melhor “começar pelo princípio” e até hoje não posso aplaudir os que represam o raciocínio de teorias, deixando o sentimento vazio de edificações sérias.

9 Este, meu filho, é o seu problema de hoje. Enfrente-o, porém, com serenidade, sem inquietação e sem displicência. Escolha o caminho do equilíbrio e siga-o confiante. Não desanime na sua edificação pessoal. Ceda ao mais velho, ajude ao presunçoso com a sua compreensão, aproveite o tempo, harmonize-se com o bem, resigne-se diante das dificuldades aparentemente insuperáveis, tomando a atitude da conformação que trabalha e se esforça incessantemente até a vitória sobre os obstáculos, conformação que, a rigor, se chama persistência no deliberado propósito de adquirir a colheita visada. Não guarde expectativas ansiosas. Recorde as palavras de Cristo: “Vai e não temas.” No que seja possível, colaboraremos com os seus esforços. Faça quanto esteja em seu campo de possibilidade e faremos a viagem para a edificante experiência. Que Deus abençoe seus serviços e pensamentos, na atividade interior que você vem desenvolvendo frente às necessidades em curso.

10 Para o seu resfriado, meu caro Rômulo, não deixe de usar o Gelseminum com o Ipecacuanha. Aliás, o Gelseminum isoladamente é ótimo preventivo para todos. Há grandes modificações de temperatura em razão da umidade. E hoje vocês vão compreendendo mais extensamente o valor do corpo físico. Não é a corrente que prende aves do paraíso nos rochedos da Terra, à maneira dos antigos símbolos mitológicos, é instrumento divino do qual se deve utilizar com atenção e zelo, igualmente divinos. Hoje sei que todas as criaturas poderiam, na maior parte dos casos, prolongar por mais tempo as benditas experiências da Terra.

11 Notificamos aos nossos irmãos que Dinari está presente e saúda carinhosamente aos tios.  n Também nossa irmã Marta aqui se encontra, ao lado de nossa irmã Júlia, desejando-lhes muita paz e felicidade.  n Nossa amiga Engrácia tem estado mais contente e cumprimenta a sobrinha muito amada pela sua conduta superior no círculo das tarefas e lutas presentes.

12 Agora, meus amigos, deixo-lhes as minhas lembranças afetuosas. E deixando-lhes, meus filhos, o meu abraço de sempre, sou o papai que não os esquece,


A. Joviano



[1] Nota da organizadora: Clóvis, cunhado de Maria, casado com Aurélia, esteve em dolorosa prova de alienação mental por longo tempo.

[2] Nota da organizadora: Lavras, cidade do Sul de Minas Gerais, onde Roberto estudou, no Instituto Gammon.

[3] Nota da organizadora: Sobrinha de Aurélio. Desencarnou queimada, em decorrência da explosão de um Fogareiro a álcool em que cozinhava.

[4] Nota da organizadora: Marta Pernambuco, afilhada de Júlia.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir