18|10|1944
1 Meus caros filhos, que a paz de Jesus esteja sempre aqui e que Deus abençoe a vocês todos agora e sempre!
2 Rendamos louvores ao Senhor pela continuidade de nossa construção espiritual. Cada dia no Evangelho é um novo marco na edificação de nossas almas para a vida eterna. Gastamos muitas experiências e perdemos muito tempo para descobrir semelhante tesouro de valores espirituais. Muitas dores vencidas, muitas lágrimas derramadas, muitas sombras desfeitas constituem o panorama que ficou para trás, com a ajuda do Altíssimo. São muitíssimos, incontáveis, talvez, os companheiros que se dispuseram às aquisições que realizamos agora.
3 Sem dúvida, serão sempre belas criaturas, agradáveis — pessoas e confortadoras afeições, mas não conseguem forças e diretrizes para se despojarem das velhas ilusões. Não conseguem enxergar coisa alguma além das superfícies materiais e, por isso, prosseguem ao sabor do vento das circunstâncias, rodopiando aqui e acolá, no plano das opiniões contraditórias e falazes, levantando-se hoje para caírem novamente amanhã. 4 Entretanto, meus filhos, um dia a realidade espiritual ensina como é cruel dirigir-se a criatura humana para as estações de “Parte Nenhuma” e como lhe dói a permanência nas “Terras de Ninguém”. A vida é o sublime dom de Deus. Por vezes, aos menos avisados, (não a vocês, com quem vivo numa experiência sagrada de realização e fé) poderá parecer que meu coração não mantém o mesmo interesse humano de ordem familiar, colhendo-se a ideia de que nos falta, neste lado da vida, maiores expressões de indagação científica e de curiosidade intelectual. 5 Todavia, semelhante opinião se verifica em vista da ausência de maiores reflexos por parte daqueles que ainda não nos podem compreender de todo ainda. Seria contrassenso internarmo-nos pela floresta das complicações terrenas sem objetivos fundamentais para o nosso progresso e sem nenhuma expressão de serviço divino, quando o cume da montanha espiritual desafia nossa capacidade de voo e de integração com as esferas mais elevadas da vida.
6 É por isso que dia a dia, noite a noite, convidarei vocês a levantarem os olhos e a seguirem em frente, cônscio de que ascenderemos ao monte juntos, embora estejamos separados pelas vibrações da carne transitória.
7 Precisamos levantar sempre mais a nossa mente, crescer para o Senhor e seguir em Sua companhia, porque a alma despreparada não atende ao trabalho divino, qual acontece com o servidor invigilante, que não realiza a tarefa no momento oportuno. Prossigamos, pois, subindo no monte do conhecimento! Temos nossas arcas cheias de pão espiritual para a jornada! E enquanto o mundo velho faz e desfaz, experimenta e torna a experimentar, através de recapitulações pesadíssimas, conduzamo-nos no caminho redentor do Evangelho, abrindo novas fontes de luz em nossos corações. Mente no Alto e coração firme, e seguiremos com Jesus para a sua obra, que é o nosso mais elevado e santo serviço, em qualquer lugar onde estivermos!
8 Tenho seguido, com satisfação, meu filho, as suas aplicações de força espiritual a você mesmo, com o auxílio de nosso Plano.
9 A água fluidificada é, verdadeiramente, um “fluido líquido universal para necessidades universais”, especializando-se e adaptando-se em caso isolado, porque cada um de nós é portador de possibilidades infinitas e divinas no campo imenso da vida. Continue no seu esforço e reconhecerá a beleza cada vez maior da fé viva, edificação própria da alma e tesouro intransferível, embora extensivo aos corações de boa vontade. Fico também contente por verificar você que não estamos circunscritos à mediunidade de uma terceira pessoa para que possamos trocar ideias e conversar espiritualmente. Aos poucos você vai conseguindo penetrar o nosso plano, ainda que seja de leve, percebendo com adiantada nitidez o que desejo comunicar ao seu espírito. É uma realização de grande vulto e de grande importância para a nossa vida espiritual. Meu contentamento é justificável e espero que nós ambos possamos acentuá-lo sempre mais!
10 Chegados a certos conhecimentos e processos da lei de reciprocidade, no que se refere às vibrações e poderes de nosso mundo íntimo, o equilíbrio pessoal vai se fazendo naturalmente, tornando-se cada vez mais independente das circunstâncias e excitações exteriores. Você tem conquistado muito em seu campo interno e deve regozijar-se, quanto se regozija o papai.
11 Que Deus os abençoe a ilumine sempre. Relativamente ao Roberto, Maria, deixo as notícias para depois, porquanto, em fase de provas, a natureza do serviço, em si mesmo, indica a esperança, os votos ardentes de êxito e a expectativa amorosa dos corações interessados no assunto.
12 Ainda neste momento, Wanda acaba de dizer que não é bom afirmar, em sentido absoluto, e sim declarar isto ou aquilo, “até certo ponto”. E, “até certo ponto”, estou confiante e satisfeito! Esperemos, desse modo, o mês de novembro, com a satisfação do reencontro. Esperançoso nos dias que virão, acompanharei o neto com a dedicação de sempre.
13 Agora, filhos, deixo-lhes o meu abraço afetuoso.
Que Deus nos guarde em Sua divina paz, são os rogos do papai que não se esquece de vocês,
A. Joviano