O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


152

O corpo não separa os pensamentos

13|09|1944


1 Meus caros filhos, que Deus abençoe a todos vocês, conferindo-lhes muita paz aos corações.

2 Estamos novamente mais juntos no lar para a continuidade dos mesmos serviços edificantes de sempre. Digo mais juntos, porque nunca nos encontramos sem união espiritual. O corpo não separa os pensamentos. Chegará o dia em que vocês observarão que o templo físico é, de fato, templo, casa sagrada, que se reserva a cada personalidade encarnada para a celebração da vida, através dos atos divinos do amor, do trabalho, da fraternidade, da preparação. 3 À medida, porém, que o homem se eleva torna-se mesmo na Terra quase que totalmente livre dos invólucros do templo. Sua alma é quase que independente para aprender, servir e confabular com os que lhe são maiores na vida eterna. Esta a fase de vocês, com o auxílio divino — para a maioria das criaturas humanas o templo é ainda muito circunscrito e sobremaneira fechado, não oferecendo passagem espiritual aos ocupantes. São esses que encontram a cadeia, a prisão, o abismo e o cárcere. Para eles, como é natural, as portas estão cerradas, porque não seria lícito dar uma chave preciosa, de tesouros preciosos, a crianças inconscientes.

4 Quanto mais crescerem vocês no conhecimento do Evangelho e na experiência da vida, na prática do bem e na redenção pessoal, mais se lhes abrirá o horizonte e poderemos comungar, mais intensamente, da afetividade de tantos séculos, através do intercâmbio permanente nos domínios do espírito. A felicidade íntima, a essa altura da compreensão, é infinita pelos doces mistérios do amor que nos vibram nas almas. 5 Os que anseiem pelo reencontro daqueles que os antecederam no túmulo têm de começar, aí mesmo na Terra, o serviço da marcha, como quem deseje penetrar os céus precisará começar por edificá-los na própria consciência — condição única para a aquisição do bilhete de ingresso. Como vemos, a nossa edificação não é pequena. Parece sem importância o ato de se reunir uma pequena família para a comunhão com o Plano invisível, tantas horas por semana, em torno de serviços mais simbólicos que tangíveis, no campo expressional dos pequenos acontecimentos domésticos, entretanto, semelhante reunião é fundamental! 6 O homem alimenta-se quase que exclusivamente de coisas invisíveis e impalpáveis. É aí dentro, na esfera do sentimento e do coração, que estão situadas as nascentes do rio da paz. Sem o coração atendido, o cérebro falseia atormentado. Sem alimento da alma, a nutrição do corpo é deficiente e precária. Louvemos, pois, ao Senhor, que nos encheu de valores positivos nesse terreno! Nossa conquista é de grande expressão. Bendita seja a fé que vocês cultivam! Repousarão, mais tarde, à sua sombra, e comerão de seus frutos substanciosos para continuar no mesmo caminho de ascensão.

7 Acompanhei vocês, quase sempre, quando se encontravam à distancia do lar. Felizmente, vejo-os bem dispostos e tranquilos.

8 Pelo Roberto, venho fazendo quanto me é possível. Jesus há de fazer por ele sempre mais, protegendo-lhe o idealismo de renovação, sob o qual está a semente sagrada da redenção pessoal para a Eternidade. O serviço de reconstrução é sempre o mesmo. Aqui é preciso desfazer para restaurar, aí é necessário material novo, acolá é indispensável examinar com cuidado as peças antigas para serem substituídas com êxito. Na obra de Deus não há destruição total — há renovação, reajustamento e corrigenda para a Eternidade. Nesse prisma, o serviço vai muito bem, oferecendo-nos ensejos a muitas esperanças novas e sólidas.

9 Quanto à Wanda, sinto-me satisfeito observando-lhe a movimentação entre preparar-se para um bom concurso destinado à carreira funcional de expressão. O serviço é a dignidade da alma em todas as situações. É claro que o ambiente doméstico está repleto de trabalhos, os mais urgentes e construtivos, mas cremos oportuna, na atualidade terrestre, uma boa preparação para a luta edificante da vida, em todos os setores nos quais essa luta se nos apresente.

10 Agora, meus filhos, é preciso dar boa noite! Estaremos sempre unidos pelo “fio” do coração. Que o Senhor da Vida nos abençoe a todos. E que vocês estejam sempre bem dispostos nos trabalhos de cada dia, são os votos do papai.


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir