O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


120

A seara é grande

01|09|1943


1 Meus caros filhos, que Deus abençoe vocês, concendendo-lhes muita saúde e paz espiritual.

2 Nossas palestras espirituais, meu caro Rômulo, têm sido tão animadas que não posso deixar de sumariá-las nas noites das quartas, enquanto perdure o seu tratamento. Não guarde tantos pensamentos de “mutação corporal” (para não empregar a palavra do não existe). Não concentre tantas ideias em semelhante setor. A seara é grande, diz o Evangelho, ( † ) e os serviços, consequentemente, são numerosos.

3 Vejamos sempre o quadro do trabalho a fazer “neste mundo mesmo”. Nossos ideais vivos, compromissos substanciais. Palpitações do grande órgão não podem dar ensejo a tantas perspectivas de transformação imediata. Imagine, meu filho, que toda moléstia essencial do coração veicula desânimo grave, inapetência absoluta, abatimento físico, irremediável quase. Ora, você com as disposições que possui, naturalmente pode albergar elementos de perturbação fisiológica, não, contudo, do coração propriamente dito. Os fenômenos nervosos, certos fenômenos de circulação, que chegam a vocês do “continente dos Rocha”, fazem resultar os sintomas de agora, mas isso não tem tamanha importância, qual a que, a determinados instantes, desejaria você atribuir. Não. O resfriado ainda veio complicar um tanto o nosso movimento e aí temos pequena perturbação, que procuraremos alijar com o auxílio divino. Você use os medicamentos alopatas aconselhados e volveremos, em seguida, à homeopatia. E não arquive as sugestões profundas de modificação do plano. Temos muito a fazer. Nem deixe que qualquer ideia de desalento, mínima que seja, assedie sua alma.

4 Trouxe hoje comigo um companheiro espiritual, que aplicará em seu organismo um passe reconfortante. É um abalizado especialista nessa matéria e fará a você o máximo bem. Quanto ao mais, Deus tem sempre muito a nos dar por intermédio da água pura. Você sabe. Sem fazer humorismo, mas quase todos os meus filhos conservaram certas heranças físicas dos ascendentes maternos. Questão da predominância de forças materiais. Dentro desse reconhecimento, é preciso reconhecer que a ocorrência é acidental. De outro modo, não importaria você o volume e a extensão de serviço diuturno. A mente, obedecendo à insuficiência orgânica, recuaria à esfera de repouso em si mesma. Portanto, não perca energia pensando, pensando… Tudo há que entrar no ritmo fisiológico, porque, com a ajuda de Deus, tudo vai indo em valioso ritmo espiritual.

5 Que Deus abençoe a você, meu filho, multiplicando-lhe energias gerais. Creio que dentro de alguns dias poderá retomar o “caminho homeopático”. Sigamos, portanto, desassombrados na fé e firmes no serviço, descobrindo a nós mesmos e descobrindo homens. À medida que nos apossarmos de nós mais terreno possuiremos para a compreensão da vida e mais luz para conhecer os outros. A estrada humana tem de ser assim mesmo, velho canal de almas em graus diferentes, experimentando sempre e aprendendo cada vez mais.

6 Temos vibrado com vocês no livro novo, pelas perspectivas do Infinito que a alma consegue descortinar à sua leitura. Como veem vocês, a visão do serviço é indescritível! Só mesmo a fé conseguirá remover tantas montanhas de necessidade geral, em todos os setores para os quais voltemos os nossos olhos. Mais tarde, com a bondade da Providência, vocês poderão receber ainda mais, no que condiz com a revelação da atividade espiritual em outros Planos.

7 Venho procurando cooperar com vocês, quanto possível, na adaptação do Roberto, em Lavras. Entrelaçaremos nossos serviços e estou convencido de que venceremos, com Jesus, encaminhando-o para o esforço digno e edificante no trabalho construtivo.

8 Agora, meus filhos, muito boa noite! Que o Senhor da Vida nos inspire e abençoe. Com o meu abraço diário de pai, sou o amigo de todos os dias,


Papai


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir