O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


102

Toda defesa justa traz o seu conteúdo de bem

13|01|1943


1 Meus caros filhos e queridos netos, seja a paz de Deus a alegria de vocês todos.

2 Na visita afetuosa de sempre, renovo-lhes minha dedicação de cada dia. Durante quase todo o dia em que se comemorou seu aniversário, minha bondosa Maria, estive ao seu lado, com os votos paternais de muito amor, pedindo a Deus por sua saúde e tranquilidade. À noite, sua e nossa amiga Helena trouxe muitas flores. Você não as viu, mas recebeu-lhes o perfume no coração. Também aqui, minha filha, não esquecemos as doces alegrias do coração. Conversamos muito na reunião espiritual mais íntima e, como seria de esperar, todos os nossos comentários referiam-se a você, ao seu esforço, decisão, nobreza de pensamento e boa vontade.

3 Pela primeira vez, vi ambas as suas avozinhas, em palestra afetuosa, ao seu lado. Todos trouxeram ao seu espírito uma lembrança - a do amor que vence a morte e voa sempre ao Mais Alto. Deus abençoe a você, cada vez mais, dilatando as energias do seu coração. A vida deve ser bom-ânimo, coragem, disposição sincera na execução da vontade divina e rejubilamo-nos com o seu coração pelas suas atitudes retas de sempre.

4 Quanto às suas atuais preocupações, meu filho, partilho-as igualmente e como não ser assim, se nossa união se perde no calendário? Toda defesa justa traz o seu conteúdo de bem, ainda que a justiça humana seja tardia na visão fiel dos acontecimentos e das coisas. É interessante, porém, observar que seu idealismo mais forte não permanece na “terra materializada”, propriamente dita, mas sim na “terra espiritual”, que outros olhos não saberão ainda ver. É a construção nova, meu filho. Cada dia, seu trabalho particular lança tijolos novos. 5 A edificação é eterna e, graças a Deus, nunca mais sofrerá modificações tendentes a desvio. Desse modo, quando nos referimos a “defender”, muita gente não verá outra coisa além dos pormenores físicos da paisagem, entretanto, é a paisagem interior que se manifesta, é o amor do lar eterno, o devotamento às realizações justas. Suas preocupações, portanto, levam-me o coração a pensamentos de natureza ainda mais elevada. 6 Seu amor à construção com Cristo e com a sua divina vontade é hoje mais vigoroso, mais belo! Feliz de você! Quanto ao mais, não se deixe conduzir por pensamentos torturantes. Sei que seu coração me compreenderá e, por isto, lanço este apelo: “preocupe-se, mas não sofra”. Não é paradoxo. É uma lembrança de amor. Todas as sombras passam e as nuvens do céu são chuva fecundante para a terra. Estejamos contentes e otimistas!

7 Agora que vocês se dispõem a viagens novas, fiquem convencidos de que repartirei o tempo disponível entre as duas zonas opostas — norte e sul. Lembram nossa troca de ideias, quando se organizavam para a primeira viagem a Fortaleza? Como veem, as experiências se repetem, apenas com a renovação de detalhes. Estimo que o Roberto aproveite bastante. Há sempre que aprender no livro diário da experiência humana. Em face do “êxodo”, penso nas galinhas dele e recomendo não se esqueça recordar aos que ficam. Não preciso dizer da necessidade das aves, na rotina habitual dos serviços de casa. Creio que de todas as expressões domésticas, em nos referindo a animais menores, são as aves que mais falta sentem das mãos que as assistem.

8 Relativamente a você, Wanda, não se inquiete respeito ao rosto. Havemos de auxiliar a passar esta “ponte” de dificuldades naturais. Trate-se direitinho. Não dilacere a parte doente e tudo irá bem. Além da homeopatia, temos numerosos remédios por aqui, onde me encontro. Esteja certa de que todos os elementos de que possa dispor na “farmácia espiritual” hei de levar para você, em nossos colóquios mais íntimos, pensamento a pensamento, entre um avô muito velho e uma neta muito carinhosa e muito moça. As lutas passam, minha filha! Se passam as maiores, por que permaneceriam as menores indefinidamente?

9 Pois bem, creio chegado o momento do meu boa noite. Não devo esquecer, meu caro Rômulo, de assinalar suas melhoras gerais. Muito bem! Tratamento de saúde é baseado no método e, por isto, se pode confiar no remédio, o remédio também pode confiar em você. Isto é muito confortador, meu filho.

10 Que Deus os auxilie sempre e que colham muita paz com as melhores experiências nos dias próximos. Reunindo-os a todos no coração, reservo um braço para os filhos e outro para os netos. Diz-me a alma que todos cabem no meu peito. Ainda bem.

11 Cheio, pois, de alegria, deixo-lhes os meus votos de muita felicidade e paz em Jesus. O papai e vovô muito amigo,


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir