01/09/1948
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, concedendo-lhes muita saúde e paz.
2 Com o meu abraço habitual, venho recordar-lhes o imperativo dos antigripais, mormente em se tratando das circunstâncias de viagem. A estação em trânsito pede homeopatia preservadora. Contra o surto gripa) que se vai acentuando em violência, aconselhamos a vocês o uso, ainda que não muito rigoroso, de Gelseminum, Eupatorium, Bryonia e Ipecacuanha. Pelo menos dois desses elementos devem ser usados durante 15 dias, e ao Rômulo convém ainda, em se internando pelo Norte, o uso do limão (gotas e não intensivo) nas refeições comuns e na água natural das regiões em visita. Tudo prossegue muito bem e nossa recomendação não traduz receio. Apenas cuidado justo de sempre. O corpo é um vaso precioso que 95% das criaturas somente conhecem depois de perder. Valorizemo-lo, assim, prestando-lhe todas as homenagens do nosso carinho.
3 Sejam felizes! Boa noite a vocês todos, com os meus votos de excelente viagem. E já que Wanda não parte de novo para a América do Norte, poderá fazer, em companhia dos viajantes queridos, uma bela e proveitosa excursão em pensamento. Tem o seu encanto, igualmente, uma jornada mental.
4 Rogando ao Senhor para que vocês todos continuem detendo os melhores títulos de saúde e tranquilidade, reúne-os num só abraço o papai muito amigo de sempre,
A. Joviano