16/06/1948
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita alegria e paz junto dos nossos prezados amigos de sempre.
2 Associo-me, como é natural, ao contentamento doméstico reinante e formulo votos ao Senhor para que todos recolham o maior proveito do intercâmbio afetuoso destes últimos dias. É sempre de júbilo sincero a companhia do nosso estimado General Aurélio e de nossa irmã Júlia, devotados benfeitores de nossos corações.
3 Hoje tomo a palavra para agradecer-lhes a devoção pelo Roberto, a extensão do carinho com que nos enriquecem a vida. Creiam que, onde estiverem, estarão sempre acompanhados de nossos pensamentos amigos, cheios de gratidão e ternura. Reafirmo os meus agradecimentos à dedicada irmã Júlia, pela atenção com que recebe minhas cartas singelas. O serviço de arquivo, de releitura, de revisão, que consagra às minhas páginas pobres, há de ser remunerado pelas bênçãos divinas, reconhecendo, embora, a desvalia dos textos que encerram sempre conversação caseira de um pai para com os filhos. Meus agradecimentos muito sinceros. n
4 Venho igualmente, Rômulo, nesta quarta, reavivar pela palavra escrita a sua força de ação. Os problemas são efetivamente enormes e requisitam serenidade grande. As terras tão longamente esperadas sofrem, sem dúvida, ponderáveis ameaças em face do enigma lamentável que surgiu ao lado da ação executiva de maior responsabilidade. A lição é expressiva. Como reconhecemos, onde faltar o homem compreensivo e integrado na nobreza das funções que lhe cabem não valerão as honrarias e as deferências da documentação. Esperamos colaborar com você, dentro de nossos recursos, mesmo porque não estamos disputando soluções a interesses pessoais e sim a questões de bem coletivo.
5 A hora exige muita vigilância e, sobretudo, habilidade. Aqui entra muito naturalmente o antigo conselho:”coração de pomba e prudência da serpente”. Este é o mundo em que você terá de conquistar os seus títulos de trabalhador fiel e é imprescindível entrar em todas as batalhas para vencê-las a todas. É conveniente que assim seja. Alma experimentada significa valores adquiridos e sem combate construtivo não descobriremos servidores fiéis. Continuemos com calma.
6 Há homens que falham. Isso é uma fatalidade. Mas dentro dos princípios e aspirações que nos governam presentemente faremos tudo por não falhar. Cremos que as lutas não poderiam desdobrar-se de outro modo. Tenhamos firmeza de atitude, persistência na ação e calma no esforço executivo dos planos já estudados.
7 Noutro setor, agradeço o carinho que vocês têm dispensado às minhas pequenas produções destinadas à mente infanto-juvenil, e peço a você ajudar-me a reler capítulo a capítulo, porque, havendo oportunidade, não desejo adiar a remessa do trabalho pronto para o Rio, atento à circunstância de que estimaria terminá-lo a 18. Estarei com um dia ou dois de atraso, segundo os meus cálculos.
8 Muito grato ao carinho que me dispensam habitualmente às tentativas de retomar o magistério, agora, da Espiritualidade. É que há muito trabalho por fazer no despertar da consciência juvenil, nas pessoas de todas as “idades físicas”, e não devemos fugir à colaboração fraternal.
9 Tenho acompanhado o tratamento de Wanda com a atenção de sempre. São naturais as nossas preocupações, porque quanto mais preciosa é a flor mais ativo deve ser o trabalho de proteção. Felizmente, porém, a sua posição orgânica é boa, acreditando que deva manter o padrão de equilíbrio atual. Não desejamos que se desagrade indo ao “mais”, entretanto, trabalharemos para que não siga na direção do “menos”, que poderia ser inconveniente. Graças a Deus, vemo-la satisfeita e bem disposta, e esperamos que você e Maria não se preocupem excessivamente. Manter um padrão vitamínico será útil e cooperaremos nisso. Convém-lhe, pois, uma tabela para o “jogo das verduras”. Isso ser-nos-á agradável. Desculpem-me vocês tomar tanto tempo em tal caso, mas as expectativas de nossa estimada Maria, expectativas cuidadosas de mãe, me compelem a tratar do assunto assim, extensivamente. Não trataremos, pois, nem de “gordura”, nem de “magreza”, e sim de “saúde”. E sei que, desse modo, tudo seguirá bem.
10 Cremos que Maria deva continuar com o Anabiose por um pouco mais de tempo e a exigência da laranja para o suprimento de vitamina C deve ser atendida.
11 Quanto a você, meu filho, felicito-o pelas realizações em curso na mediunidade curadora e, na primeira oportunidade, renovaremos algumas indicações referentes ao equilíbrio orgânico mais acentuado. Hoje tenho o meu espírito igualmente voltado para o companheiro que regressou. Uma prece para ele. Ainda não o vi e esperarei ensejo para isso.
12 Desejo muita saúde, paz e alegria aos nossos bons amigos que vieram do Rio. Jesus nos fortaleça e ilumine a todos. Reunindo vocês e os netos num grande e afetuoso abraço, pede ao Senhor nos abençoe o templo familiar o amigo reconhecido e papai muito saudoso que não os esquece,
A. Joviano
[1] Nota da organizadora: Todos os anos, vovô Aurélio e vovó Júlia, residentes na capital do Rio de Janeiro, passavam as férias conosco, cabendo a ela, nesses períodos, a datilografia das mensagens psicografadas por Chico Xavier durante o culto no lar. Para maiores dados biográficos sugerimos a leitura de Sementeira de luz (VINHA DE LUZ, 3. ed., 2008), Deus conosco (VINHA DE LUZ, 2. ed., 2008) e Militares no Além (VINHA DE LUZ, 2008).