O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de paz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


70

Novo rebento na árvore doméstica

28/01/1948


1 Meus caros filhos, boa noite para vocês todos, pedindo a Deus nos abençoe.

2 Meu caro Rômulo, não se preocupe com a nossa cooperação no receituário, mas, de conformidade com o nosso amigo receitista presente, convém que a sua medicação se constitua dos seguintes elementos: Bryonia, Lachesis, Iodium e Spongia Mar.

3 Outro remédio que lembro a você para a primeira oportunidade é a adição das folhas de mostarda, semicruas, na alimentação. Temos aí grandes reservas de vitamina A, que lhe farão muito bem aos órgãos visuais.

4 Estou satisfeito vendo o Fausto receber um novo rebento na árvore doméstica. Permita Deus possa ele desincumbir-se dos compromissos assumidos, porque ser pai é muito mais que ser o provedor do corpo — é ser também mestre e renovador. Por agora, limitemo-nos à alegria dos votos de felicidade que o acontecimento nos merece. Dentro de meus recursos, ajudá-lo-ei no desdobramento das tarefas e lutas.

5 O culto de ontem foi efetivamente rico de júbilos, pois, ao que me parece, o 27 da véspera é a primeira das doze rosas sem espinhos na coroa das Bodas de Prata. Não sei expressar-lhes a nossa satisfação, tanto assim que, sabendo nós que vocês dificilmente estariam aqui no 27 de dezembro passado, comemoramos alegremente a passagem da última quarta-feira 27, no ano findo que nos precede o 25º ano de felicidade conjugal. Sejam felizes para sempre e que o Senhor nos abençoe.

6 Embora distanciados um tanto já do regresso da América do Norte, devo dizer-lhes que muitas lições recolhi no meu setor de trabalho. Tomei o avião com vocês, não sem primeiro pedir a bênção de Jesus para a jornada, porque estejam convencidos de que, através dos ares, como através dos caminhos terrestres, as falanges perturbadoras não são poucas e nem pequenas. Há tanto perigo na viagem aérea quanto na excursão a pé pelo solo, entretanto, a responsabilidade de quem dirige uma máquina de voar é realmente enorme, não me achando autorizado a descrever tudo o que vi na esfera das formas que lhes são invisíveis.

7 Lembro-me bem de que mais dois amigos espirituais iam conosco, sendo que um deles guardava um dos passageiros que se destinava à Califórnia. Muitas vezes oramos, porque dois dos rapazes não tinham a mente muito desligada das entidades inferiores a que vivem ainda imantados. Assim é que as lembranças do Rômulo de entrar em pensamento de apelo, em certos instantes, eram muito oportunas e proveitosas. Tudo felizmente correu bem, entretanto, houve dificuldades para conservar maior equilíbrio na zona geral do voo. Em Fortaleza, à noite, visitei um grupo espiritista, sendo muito bem recebido, podendo verificar quão atentos devemos estar todos à sementeira espiritual da verdade e do bem. Todavia, a minha surpresa foi triste em verificando as legiões de espíritos não totalmente perturbados, mas de evolução primária que povoam grande, imensa extensão do extremo norte do Brasil até a América Central.

8 Muitos, por que eu orasse em companhia de outros poucos irmãos conscientes e esclarecidos evangelicamente, na esfera deles, perguntaram-me se eu era algum mensageiro divino. É tão aflitivo o quadro, que bastará dizer-lhes que por ali, para aquelas entidades desencarnadas, as escolas de alfabetização constituem medidas iniciais. Em verdade, estamos diante de um mundo criado, mas muito longe de ser aperfeiçoado, segundo nossos padrões de vida superior.  9 A chegada à América foi muito agradável, o que aliás não era para mim, depois da desencarnação, uma experiência inédita, porque antes visitara em companhia de amigos brasileiros a região onde as irmãs Fox cumpriram nobre tarefa. n Sempre que me foi possível, estive ao lado de vocês, não só na intimidade familiar, como também na vida social. De todas as visitas realizadas, destaco a de Houston  †  como inesquecível. O Espírito do Irmão Jacob é admirável e muito me comoveu a posição da nobre senhora doente e quase cega, a quem, com a ajuda de Jesus, aplicamos passes regeneradores, não por espírito de intromissão, mas de concurso fraterno.  10 No terreno econômico da missão que desempenharam por lá, registrei as dificuldades para fazer valer qualquer favor aos serviços da pecuária no Brasil, mas enquanto vocês contemplavam a terra e as paisagens, os fatores da riqueza nacional e as facilidades criadas pelo gênio inventivo e empreendedor dos norte-americanos, examinava eu o quadro espiritual para concluir que o trabalho a fazer por lá é enorme. 11 O Cristianismo reformado das igrejas protestantes muito fez pela América do Norte no princípio, e vali-me da oportunidade para recordar velhos tempos ali vividos, mormente quando se dirigiram a Chicago.  †  Entretanto, a verdade é que o Cristianismo sentido e vivido ardentemente ainda tem muito a edificar nos círculos do grande povo. Esperemos o tempo. Espiritualmente, a maternidade moral ainda pertence à Inglaterra, em nos referindo às comunidades que ali se congregaram para constituir o gigante de força e inteligência, operosidade e raciocínio, que se ali ergue para a renovação do novo mundo.

12 A volta, creiam, foi para mim mais alegre. Pude estar com vocês de mais perto, espírito a espírito, presidindo a farmácia e as lembranças de saúde. O resto é a nossa alegria de haver recebido tão grande dádiva. Que Jesus nos faça dignos de outras oportunidades de serviço e aprendizado, porque o conhecimento mais dilatado renova os setores de abençoada luta e enriquece a vida.

13 Por hoje é só e creio que chega. Usem pequena porção de limão, sempre que possível, nos alimentos, nestes dias quentes. E previnam-se quanto às bruscas modificações de temperatura. O corpo é um barco que devemos conduzir com espírito de vigilância sobre as águas da experiência comum.

Que Deus conceda a vocês muita saúde e paz, alegria e bom-ânimo são os votos do papai que não os esquece,


A. Joviano



[1] Nota da organizadora: as irmãs Fox, “(…) Kate Fox (1837-1892), Leah Fox (1814-1890) e Margaret Fox, também chamada de “Maggie” (1833-1893), nascidas nos Estados Unidos da América, tiveram um importante papel na gênese do moderno Espiritualismo ocidental. (…)” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irmãs_Fox. Acesso em: 4 mar 2010.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir