05/06/1946
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita paz.
2 De novo no lar, rogo ao nosso divino Mestre lhes santifique os esforços nas lições abençoadas de cada dia. O santuário doméstico é sempre um jardim de graças sublimes, onde as experiências colhidas no exterior se convertem nas bênçãos do coração, depois de consagradas ao Pai Todo-Poderoso. Que vocês prossigam recolhendo as dádivas do Céu no cântaro da boa vontade é o que desejo de toda alma.
3 A renovação espiritual muda a face das coisas e das situações. A luta na Terra é sempre grande. O trabalho a realizar no planeta e na existência fragmentária que ele nos oferece é invariavelmente de infinitas proporções. Daí, meus filhos, a felicidade dos que se socorrem da fé viva para atravessar os caminhos, transformando o lar numa fonte de alegrias perenes.
4 Estou satisfeito, meu caro Rômulo, com as ponderações que você cultivou no campo de serviço comum dos dias últimos. Em verdade, como alguém já asseverou, “o Cristianismo é a religião da segunda milha”. Todas as pessoas, em geral, dispõem-se a fazer a primeira milha, símbolo dos velhos princípios que regem a civilização. É o mecanismo vulgar da reciprocidade, onde se trocam as considerações valiosas do dia, contudo mais em obediência aos códigos estabelecidos pelos organismos convencionais que pelo propósito de elevação real da personalidade e da vida humanas. A segunda milha, porém, constitui a atitude desassombrada e firme dos que se entregam, de coração, à tarefa com o Cristo de Deus. Muito difícil palmilhá-la. Para isso, é necessário exista intimidade entre o viajor e o roteiro, informações exatas do Evangelho vivo no raciocínio e no sentimento dos discípulos. Que Jesus conceda a você forças para agir sempre assim.
5 Nesse passo, as suas aquisições espirituais tenderão invariavelmente à subida. Aliás, é necessário considerar também a juventude mental de muitas criaturas com a responsabilidade administrativa do momento. Ainda aqui é imprescindível recordar o Mestre e reconhecer que “não se colhem uvas no espinheiro”. ( † ) A obra educativa no mundo é problema fundamental. Faltam provisões às coletividades terrestres de hoje, no setor dos celeiros materiais, exclusivamente por falta de educação. Se isso ocorre em círculos avançados de cultura social, que dizermos de nosso povo, ainda menos experiente, apenas com alguns séculos de existência organizada e poucos anos de liberdade política, sem a precisa definição de responsabilidades no quadro individual e coletivo?
6 Há muitos, imensos serviços por fazer! Conforta-nos a certeza de que a obra continua e de que a porta de nossas oportunidades não se encontra cerrada, no capítulo da reencarnação, a ofertar-nos sempre renovados ensejos de aprender, trabalhar e servir. Renascemos e voltaremos. Voltamos e renasceremos. Isso é um profundo conforto para nós outros, os que nos encontramos “deste lado”, observando os aspectos mais difíceis das questões. Não nos falte, pois, o estímulo da certeza na continuidade e tudo estará muito bem.
7 Wanda, o nosso amigo receitista aconselha para você o uso de Bryonia Alb., Pulsatila, Ipecacuanha e Bismuthum Met. Esperamos que você melhore. É medicação para dois dias. Se ao fim dos dois dias perseverar a perturbação intestinal, use, segundo a indicação dele, o preparado Rhodiacarbine, por 4 a 6 dias. É vigoroso concurso ao aparelho intestinal quando em luta.
8 Quanto a você, Rômulo, em vista das melhoras havidas pela cooperação magnética, o facultativo amigo adiou as indicações de natureza alopática, projetadas quando de seu regresso da viagem ao Rio. Espero, meu filho, que você continue melhor. Tenha paciência com o fenômeno auditivo que aparece e desaparece, intensifica-se e atenua-se, de vez em quando a colaboração fluídico-magnética destina-se igualmente a sanear essa alteração.
9 Quanto à Maria, estamos satisfeitos com os bons resultados que vai obtendo, gradativamente, com a medicação em uso. Apenas recomendamos a todos os cuidados contra os surtos gripais nestes dias e noites mais frios. Que Deus conceda a vocês todos muita paz e muito bom-ânimo na luta diária.
10 Recebamos todos os trabalhos como bênçãos do altíssimo Pai. Intensifiquemos a semeadura do bem e da luz. Intensifiquemos a nossa confiança no Senhor Jesus. E que ele nos conceda a todos a sua paz é o desejo do papai que lhes deixa um apertado e carinhoso abraço,
A. Joviano