13/02/1946
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita saúde, alegria e paz espiritual.
2 Compreendo, Rômulo, sua necessidade de orientação na hora que passa. Não nos assiste o direito de interferência nas decisões dos corações que amamos, mormente quando é tão complexa a diversidade de planos. Nesse sentido, somos afetivamente advertidos pelas autoridades que nos superintendem as ações. Entretanto, é com permissão de nossos benfeitores de Mais Alto que venho cooperar com você nas resoluções de serviço do momento.
3 Convém esclarecer aos amigos devotados ao seu bem-estar quanto ao problema fundamental de suas aspirações. Não é o cargo de confiança, no Rio de Janeiro, o objetivo a alcançar. No assunto, há numerosas particularidades exigindo considerações demoradas. Consagrando-se, há quase três decênios, aos trabalhos de montagem técnica da produção animal de Minas, o seu salário invisível de experiência é invejável patrimônio — não só de conhecimentos diretos no contato com os assuntos e regiões, com a peculiaridade e a fisionomia de cada zona, mas também de psicologia humana, junto dos setores diversos de que a sua tarefa deva ser manifestada para benefício coletivo. 4 Entendemos, pois, como providência desaconselhável o seu deslocamento para a recepção de láureas exteriores, atento apenas à execução da justiça que deve ser por outrem exercida. Acresce que o seu temperamento de trabalhador com realização, no plano do serviço vivo, não mais se compadece com as condecorações honrosas, mas de efeito quase negativo no campo do esforço comum. Todos nós nos rejubilaríamos com a sua investidura em alto posto administrativo, que os seus amigos se incumbiriam de organizar com facilidade. Isso porém, se notássemos tendências caracterizantes em seu espírito para acomodar-se tranquilamente nesse sentido. 5 Considero, todavia, que ao atingirmos quase o “trigésimo marco” de edificações com a natureza mais simples, permutando com os seus mananciais de vida e compreensão os valores da alma, é difícil aceitar a posição meramente administrativa, embora imprescindível e honrosa para quantos a recebem, desejando servir em nome de Deus e da humanidade. É que você tem levado a efeito descobertas novas e vai entendendo a necessidade de persistência na obra a edificar. 6 Dia a dia, semana a semana, ano a ano, sua experiência adquire bases mais sólidas, com vistas não somente ao seu ministério, mas igualmente aos que vierem depois de seus passos. Além disso, não podemos esquecer a estrutura divina do trabalho, a origem sagrada dos impulsos iniciais e dos compromissos assumidos, espiritualmente falando. À parte de semelhantes considerações, se tal medida fosse consumada, cresceriam os desafetos gratuitos que rodeiam seu esforço atuante e realizador. 7 Sua adesão ao programa seria naturalmente mal interpretada e, ainda que o escopo da elevação funcional fosse alcançado, sobrariam muitos espinhos para o “depois”. Ódios gratuitos e opiniões tendenciosas formar-se-iam incontinenti ao redor de seu nome e, então, a avalanche perigosa de “forças mentais destrutivas” rolaria, sem dúvida, sobre o seu caminho, com plena impossibilidade de qualquer concurso de nossa parte, de vez que arcaria seu espírito com a responsabilidade da modificação.
8 Desse modo, pois, seja franco em face da situação, esclarecendo que você apenas deseja a continuação de seu ministério em Minas, mas aspirando naturalmente que se processe a reivindicação que o caso funcional exige. É problema de justiça administrativa, cuja solução você pretende receber dos próprios superiores hierárquicos, sem desejar a penetração no domínio da alheia autoridade para justificar-se pelas próprias mãos. Nesse sentido, faça o que você puder e mobilize os nossos amigos, no que for possível, porquanto estamos diante de realização justa e necessária. Fora dessa esfera de aquisição do que é devido ao seu nome, tenha o seu coração agradecido e honrado pelas demonstrações de carinho e confiança sem, contudo, dispor-se a novas aventuras de êxito problemático. Que Jesus ajude ao seu coração a executar os bons propósitos que o animam é o que desejo com toda alma. O tempo é infinito e os caminhos são longos. Mantenha-se ativo, vigilante, dedicado, mas não se aflija nem sofra. Receba a tribulação interior como valioso bem do Céu.
9 Maria, pode continuar aplicando o Arsenicum ao menino. n Essa criança precisava desse recurso. E o esforço dos últimos dias, aliado à sua amorosa disciplina, tem feito grande bem ao seu organismo. Estamos auxiliando o Roberto para que se verifiquem as melhoras precisas.
10 E agora, meus filhos, deixo-lhes o meu grande abraço. Que o Senhor da Vida Eterna lhes dê muita saúde, bom-ânimo e paz, são os votos muito sinceros do papai,
A. Joviano
[1] Nota da organizadora: sobre o “menino” não nos foram dados maiores informes.