1 Se já te reconheces na condição de alma imperecível, compadece-te dos outros e diminui os problemas que lhes possam alcançar o coração.
2 Qual te ocorre, todos eles carregam consigo necessidades e lágrimas.
3 Esse adquiriu débitos de grande porte e despenderá longo tempo para ressarci-los; 4 aquele mora num espinheiro em forma de lar; 5 aquele é portador de enfermidades irreversíveis; 6 aquele outro ainda traz o coração retalhado de angústia por haver perdido um ente amado nos labirintos da morte.
7 Se sabes no caminho onde se oculta alguma pedra, capaz de ferir os pés alheios, procura retirá-la, em silêncio, sem criar complicações. 8 Se conheces algum episódio desagradável, acerca da vida de alguém, cala-te e ora pela paz desse alguém, porque não conheces a estrada que trilharás amanhã, em cujos obstáculos poderás perder o próprio equilíbrio.
9 Não faças perguntas que funcionem por lâminas revolvendo o coração dos que te ouvem e evita as questões dolorosas que a tua palavra seja incapaz de resolver.
10 Aprende, em tua convivência, a nutrir a união e a paz, a esperança e o bom-ânimo, buscando esquecer indagações suscetíveis de levantar quaisquer comentários maledicentes.
11 Compadece-te de todos, mas especialmente daqueles que vivem junto de ti.
12 Não cortes a mão que te auxilia, nem derrubes o telhado que te protege.
Ama somente e acertarás.
Meimei