O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Resgate e amor — Mensagens familiares de Tiaminho


2

Pergunta a Chico Xavier

P: Chico, ao estudarmos as cartas do pequeno Tiaminho endereçadas aos pais, ocorreu-nos a seguinte pergunta:
O menino, que desencarnou aos 5 anos, dá mostras de agilidade intelectual superior, em alguns parágrafos de suas mensagens à idade que teria, se encarnado. De que modo você encara tal observação?
Será que na Vida Espiritual as coisas se passam de modo diferente do que na Terra?
Lá o amadurecimento do Espírito se processaria com maior rapidez?


Chico Xavier nos esclareceu o seguinte:


R: Os Benfeitores Espirituais habitualmente nos esclarecem que a criança desencarnada, no Mais Além, recobra parcialmente os valores da memória quando, na condição de Espírito, tenha já entesourado alta soma de conhecimentos superiores, com pouco tempo depois da desencarnação, conseguindo, por isso, formular conceitos e anotações de acordo com a maturidade intelectual, adquirida com laborioso esforço.
O mesmo não acontece com o Espírito que ainda não adquiriu patrimônios de experiência mais dilatados seja por estar nos primeiros degraus da evolução humana ou por ausência de aplicação pessoal ao estudo e à observação dos acontecimentos.
Para o Espírito, nesse estágio, o desenvolvimento na Vida Espiritual é semelhante ao que se verifica no Plano Físico em que o ser humano é compelido a aprender vagarosamente as lições da existência e adiantar-se, gradativamente, conforme as exigências do tempo.


Francisco Cândido Xavier

Caio Ramacciotti


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir