1 Querido papai David, peço os seus pensamentos de paz e bênção, em meu favor.
2 Compartilhei e prossigo compartilhando de nossas alegrias, na passagem do seu lindo aniversário. n
3 Acompanhei todos os encantamentos do lar, recordando os belos dias de “Shalachmoness”. n Nada tenho para lhe doar, mas peço, receba meu coração reconhecido. E ainda hoje, neste sábado de paz e contentamento, o vovô Aron seguiu a cerimônia das doações entregues com amor.
4 Confesso que ele teve lágrimas de emoção ao sentir-lhe a presença. Antes que o senhor se dispusesse a entregar as lembranças aos nossos irmãos, mais necessitados do que nós mesmos, ele recitou as santas palavras do Misheberach n e, depois que tantas mães e tantas crianças nos comungaram da alegria por seu natalício, ele nos disse que a nossa festa recordava os júbilos de Matnát Yad, n traçando belos comentários em favor não só de meu aprendizado, mas também do aprendizado de companheiros diversos que se achavam presentes.
5 Pedi ao avô Aron para traçar-lhe as diretrizes que o senhor tanto deseja; no entanto, o querido benfeitor me esclareceu que o senhor dispõe da melhor orientação para a vida nos ideais que abraça, perante o Grande Arquiteto do Universo. n
6 Em seguida, comunicou-me que estima oferecer-lhe por brinde de aniversário, o item 8 do capítulo 52 dos Salmos do Grande Profeta, rogando-lhe repetir todos os dias estas benditas palavras:
— “Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus e confio na Misericórdia do Senhor hoje e eternamente.” ( † )
7 Em seu louvor, tivemos uma homenagem que me fez imenso bem e na qual aprendi quanto é bom ser bom.
8 Lembramos o item 10 da lição nº 13 dos Provérbios ( † ) que enaltece a missão conjugal n e, em pensamento, consagrei à mãezinha Sonia as palavras benditas do texto. n
9 Papai, o time esteve completo, porquanto, em casa todos se dividiram nas atenções para o nosso culto de hoje. Ra, Re, Ri, Ro e Mo estiveram juntamente da mamãe em nossa companhia e sinceramente fiquei feliz.
10 O vovô Aron me fez reconhecer que o senhor possui sadia orientação no Instituto da Estrela que encerra os mais altos ideais da Humanidade e o senhor compreenderá o que estimaria dizer sem rebuços. 11 Os esquemas inspirados sob a luz do Grande Arquiteto do Universo — afirma o vovô Aron, representam caminhos veneráveis para todos os homens de bem.
12 De minha parte, na condição de filho, ainda tão pobre de conhecimentos, pedi ao Supremo Senhor me auxiliasse a acender a fé viva em seu querido coração e espero fazer isso, reconhecendo que a edificação da certeza na imortalidade da alma gasta vastas quotas de tempo, a fim de brilhar no espírito como desejamos.
13 De qualquer modo caminharemos juntos e só lhe peço para recordar os textos de alegria e não de luto, quando em contato com as nossas lembranças em comum.
14 De mim mesmo nada posso doar ao senhor, mas rogo aos Poderes Celestes concederem alegria e coragem, paz e felicidade ao seu caminho de Missionário do Bem.
15 Minha petição parte de meu coração pequenino, mas me reconforta pensar que também faço parte da Criação.
16 Querido papai David, receba os nossos votos de êxito em todas as suas aspirações e empreendimentos e conserve a certeza de que palpita em seu coração o coração de seu filho e sempre amigo,
Roberto Muszkat
11 de julho de 1981.
NOTAS
1) Roberto refere-se à festa surpresa preparada por Sonia e os filhos, pela passagem do aniversário de seu pai.
2) Misheberach — Oração judaica tradicional em prol dos necessitados.
3) Matnát Yad — Oração tradicional judaica no último dia das três festas da Peregrinação.
4) Expressão familiar a Roberto e ao pai, pois o Dr. David é maçon.
5) “Da soberba provém só a contenda, mas com os bem avisados está a sabedoria.” ( † )
Um ano e meio depois que Roberto escreveu esta mensagem, a mãezinha foi pegar a Bíblia, há mais de dez anos guardada, e qual não foi sua surpresa, ao observar que o texto citado pelo filho estava marcado com um separador de páginas…
David Muszkat
[1] [Vide: Provérvios 11.16.]