1 Nos domínios da alma, surgem os acidentes e lesões traumas e equimoses de origem mental, tanto quanto no corpo físico.
2 Nas trilhas do cotidiano, a jornada do aperfeiçoamento íntimo igualmente se faz, passo a passo.
3 E nessa movimentação do espírito, repontam da estrada, muitas vezes, atropelamentos do ideal e atitudes conflitantes, choques e desilusões, cujos efeitos se expressam por sofrimentos e distúrbios emocionais de variado contexto.
4 Em razão disso, sem qualquer pretensão de fazer ciência ao apresentar os confrontos a que nos reportamos, para satisfazer às solicitações de companheiros diversos que nos requisitam informes sobre os mais difíceis problemas da vida interior, imaginamos neste livro simples um posto de socorro espiritual em cujas páginas as ideias são capazes de funcionar quais se fossem curativos e tampões, ataduras ou pinças hemostáticas.
5 E vale dizer que essas ideias, na essência não são nossas, de vez que todas elas procedem da fonte viva dos ensinamentos do Cristo, com a diferença de que se vestem com as roupagens de hoje, para facilitar o nosso intercâmbio nos processos de comunicação.
6 E por falar no Divino Mestre, aqui estacamos, sem o mínimo propósito de impor-nos a quem quer que seja e sim, rogando a Ele, o nosso Eterno Benfeitor, nos conceda recursos para seguir-lhe o caminho e forças para lhe aproveitarmos as imperecíveis lições.
Emmanuel
Uberaba, 4 de outubro de 1980.